Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Eiras vai ter primeiro parque infantil completamente inclusivo de Coimbra (com vídeo)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 06-12-2022

O Parque Infantil de Eiras vai reabrir ao público, em janeiro, completamente remodelado. A requalificação começou na semana passada, abrange todo o espaço e vai transformar este parque no primeiro completamente inclusivo do concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

Inaugurado em 2010, o parque carecia há muito de obras de melhoramento, como explicou o presidente da União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, ao Notícias de Coimbra.

Financiada pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito dos contratos interadministrativos de delegação de competências assinados com as freguesias e uniões de freguesia, esta obra representa um investimento superior a 67 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias. A cumprirem-se os prazos, deve estar pronto a receber as crianças logo no início de 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Correia recorda que o parque estava “completamente degradado”, o que levou ao seu encerramento em maio, por motivos de segurança. A requalificação foi consignada em setembro e a obra está agora em curso. A grande novidade, segundo o autarca, é que este será “o primeiro parque totalmente inclusivo da cidade”, já que vai ter uma plataforma para cadeiras de rodas e também um equipamento que promove a inclusão entre todas as crianças.

“Desde que iniciámos o mandato, o nosso foco foi para que a Junta e todos os seus equipamentos sejam completamente inclusivos, para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam usufruir de tudo, principalmente os mais pequeninos, porque temos crianças muito carenciadas deste tipo de equipamentos na nossa área geográfica”, destaca o presidente.

PUBLICIDADE

Quanto às atrações, vai contar com todos os equipamentos habituais nestes espaços de lazer para os mais novos. Luís Correia realça que vai manter um baloiço normal e outro para bebés, havendo apenas três destes na cidade.

A intervenção contempla todo o espaço, desde o chão, às vedações e aos equipamentos. Prevê, ainda, a criação de um estacionamento para deficientes junto ao parque.

Luís Correia lembra que o estado dos cinco parques infantis da UF – Eiras, Rocha Nova, São Paulo de Frades, Carapinheira da Serra e Golpe – tem sido uma das preocupações do executivo desde que tomou posse. Logo no início do mandato, foi pedida uma avaliação de todos os parques e foi feita uma visita a todos os espaços, onde foram verificadas “várias irregularidades”.

Neste momento, a UF já requalificou os parques da Rocha Nova, Carapinheira da Serra e Golpe, onde realizou um investimento total de cerca de 20 mil euros.

Depois da intervenção no Parque Infantil de Eiras, fica apenas por requalificar o Parque Infantil de São Paulo de Frades. Luís Correia diz que continuam “a aguardar pelo projeto” mas assegura que o parque será requalificado durante o próximo ano.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com