É oficial: A União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades já tem uma circular com nome digno do seu padroeiro, mas a estreia do novo arruamento veio com um pequeno “presente-surpresa”. Ao que parece, na toponímia inaugurada esta sexta-feira, 25 de julho, a freguesia homenageia São Tiago… e também um misterioso “ex” que ninguém convidou.
Na placa, lê-se que a via pertence à “ex-Freguesia de Eiras” — uma entidade que, segundo o presidente da Junta, Luís Correia, nunca existiu formalmente.
PUBLICIDADE
“A extinção da freguesia de Eiras e a extinção da freguesia de São Paulo de Frades, deu a criação da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. […] Obviamente o “ex” foi aqui um pequeno lapso, portanto temos que o corrigir. Agora, não podemos fugir àquilo que é a legalidade, o edital da Câmara estabelece que é assim que está escrito e é assim que tem que ficar em placa de topónimo”, explica Luís Correia.
Já Francisco Veiga, vice-presidente da autarquia de Coimbra, presente na cerimónia garante que “o problema do ex resolve-se”.
Resultado? A placa vai ficar assim, pelo menos por enquanto.
Entretanto, o presidente garante que a luta pelo reconhecimento digno da freguesia continua, com obras, novos espaços e muitas superfícies comerciais a caminho.
PUBLICIDADE