Coimbra

Eiras recria com fogo o “Milagre das Rosas”

António Alves | 2 semanas atrás em 15-04-2024

As figuras de D. Dinis e Isabel de Aragão vão ser recriadas nos próximos dias 27 e 28 de abril na 6ª edição do Mercado Medieval de Eiras. Um regresso ao século XIII onde não faltarão os artesãos, mostra de armas, as tabernas e os cortejos com a presença de alunos das escolas da freguesia.

PUBLICIDADE

O certame, que é promovido em conjunto entre a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, a academia Wolfdance e a Episódio, contará com diversos momentos de animação que prometem fazer regressar o Terreiro da Fonte da freguesia ao período em que D. Dinis era visita habitual de Eiras para passar alguns dias de férias.

De acordo com o presidente da união Luís Correia, uma das novidades do evento passa pelo desafio que a junta lançou às crianças que estudam nas escolas da freguesia para integrarem o Auto de Abertura marcado para as 15:00 de sábado, 27 de abril.

PUBLICIDADE

“A ideia é juntar o maior número de pessoas na abertura do mercado e, desta forma, mostrar o sucesso do evento”, afirmou ao Notícias de Coimbra.

Do lado da Academia Wolfdance, Mafalda Lopes referiu que estão previstas novidades na área dos mercadores.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos ter 26 expositores. Alguns deles nunca estiveram connosco”, garantiu a responsável, que lembrou ainda o facto de que em cada banca só irão encontrar uma réplica de um produto associado ao tema do mercado.

Também as novidades vão ter lugar nas bancas dos “comeres e bueres” presentes na iniciativa que, devido ao crescente interesse de comerciantes, decorre num espaço que começa a ficar pequeno para as muitas solicitações que tem.

Do lado da Episódio, Nuno Marques salientou o facto de, pela primeira vez, o mercado medieval ir ter um espaço dedicado aos animais e com maior diversidade de espécies presentes.

Os dois momentos altos são os espetáculos de sábado e domingo à noite. No dia 27 de abril, pelas 22:30, terá lugar o “Milagre das Rosas”. Um espetáculo que, para além do fogo, engloba diversos momentos de animação circense.

Para domingo, 28 de abril, a escolha recaiu no “Tratado de Alcanizes” que, tal como no dia anterior, terá momentos de fogo e de animação típicas da altura de D. Dinis e D. Isabel de Aragão.

O mercado vai funcionar no sábado entre as 11:00 e as 24:00 e no domingo entre as 11:00 e as 21:00, altura em que é feito o “encerramento das pipas”. A entrada nos dois dias é gratuita.

Veja o Direto Notícias de Coimbra sobre o Mercado Medieval de Eiras

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE