Região

Ega volta a receber a Feira Anual de S. Martinho (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-11-2021

A freguesia de Ega, no concelho de Condeixa-a-Nova, volta a receber a tradicional Feira Anual de S. Martinho. Os cheiros e sabores das castanhas assadas e da água-pé conquistam os muito visitantes, deixando-os com saudade e a pensar já no próximo ano.

PUBLICIDADE

Rosália Marques é alentejana e visitou esta manhã a feira mas, ontem, marcou presença na noite dedicada às mulheres, realçando que foi “muito bom o convívio”.

O dia de hoje é celebrado com uma feira que vai da capela do Rosário até ao largo do S. Martinho, onde se estendem barracas de vestuário, tratores e alfaias, farturas e, como não poderiam faltar neste dia, vendedores de castanhas.

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Miguel assa castanhas neste certame “há 14 anos” e espera conseguir vender tudo até às 19:00, nesta feira centenária.

José Matos é de Tábua e na sua banca tem ” tonelada e meia de castanha para vender a partir de 3 euros o quilo”.

PUBLICIDADE

Já o Fernando Jorge vende “o novo e o velho” com a sua tenda dedicada a antiguidades e velharias, porque “há pessoas que gostam de objetos modernos e há outras que gostam de objetos com história”.

O “Zé das Meias” vende na Feira Anual de S.Martinho na Ega desde 1995 e este ano “espera recuperar o prejuízo dos últimos dois anos em que não houve mercados”.

O São Martinho é uma festa centenária em Ega, levada a efeito pela Junta de Freguesia, e que visa a promoção dos produtos endógenos bem como das atividades tradicionais associadas ao concelho de Condeixa-a-Nova.

Também encontramos bancas de comida e bebida, onde se pode ir petiscando, sempre com castanhas, jeropiga e água-pé.

Uma das quinze barraquinhas é da Comissão de Festas de Ega, onde podemos encontrar “bifanas, caldo verde, bolos, sonhos, broinhas, arroz doce”.

 

Veja o Direto NDC da tradicional Feira Anual de S. Martinho:

Veja o Direto NDC com Luís Miguel assador de castanhas:

Veja o Direto NDC com José Matos, vendedor de castanhas:

Veja o Direto NDC com Rosália Marques, que visita a feira:

Veja o Direto NDC com o “Zé das Meias”:

Veja o Direto NDC com Elsa Rodrigues:

Veja o Direto NDC com Fernando Jorge, vendedor de velharias e antiguidades:

Veja o Direto NDC do regresso daFeira Anual de S. Martinho à Ega:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE