Região

Educação é um pilar determinante para fixar as pessoas em Tábua (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 21-10-2022

O investimento na Educação é fundamental para assegurar o desenvolvimento e para fixar as pessoas no concelho. Esta foi uma das grandes mensagens transmitidas, esta sexta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, um dia que foi de festa para o setor da Educação e para toda a comunidade.

PUBLICIDADE

O ministro da Educação, João Costa, deslocou-se ao concelho, onde presidiu à inauguração do Jardim de Infância de Candosa, visitou o novo espaço dos Serviços Municipais de Educação e Empreendedorismo Jovem, na Escola Básica 2, e inaugurou as novas instalações da Escola Profissional EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil), no Espaço CULTIVA.

Para o presidente da Câmara, estas inaugurações representam o culminar de intervenções que considera “determinantes para a qualidade do ensino ministrado em Tábua”. Explicou que esta tem sido uma área prioritária para o executivo, destacando “o forte investimento ao nível da melhoria e modernização das instalações”.

PUBLICIDADE

publicidade

A funcionar há cerca de um mês, o Jardim de Infância de Candosa acolhe nove crianças e tem capacidade para 24. O autarca espera que, com a requalificação, que representou um investimento de cerca de 219 mil euros, atraia mais crianças já no próximo ano letivo.

As obras na Escola Básica n.º 2 de Tábua representaram um investimento de 40 mil euros, valor que foi aplicado na instalação de gabinetes de atendimento a encarregados de educação e de alunos, assim como na instalação do Gabinete Municipal de Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem e da equipa multidisciplinar.

PUBLICIDADE

Foram também inauguradas as novas instalações da EPTOLIVA, um edifício que, segundo o presidente da Câmara, está vocacionado para várias áreas, privilegiando a “criatividade, a tecnologia, a inovação e a saúde”.

Ricardo Cruz assegurou que o trabalho é para continuar, sendo agora a requalificação da Escola Secundária uma das grandes prioridades.

O ministro da Educação, João Costa, realçou que “sempre que se inaugura uma obra estamos a construir o futuro” e destacou o papel que todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao profissional, têm na capacitação das pessoas. Congratulou-se com os “espaços de qualidade” e infraestruturas que o concelho de Tábua tem para proporcionar ensino de qualidade e adequado “às necessidades do território”.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE