Empresas

EDP vai investir “cada vez mais” no hidrogénio

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 17-02-2022

O presidente executivo da EDP disse hoje que a empresa vai investir “cada vez mais no hidrogénio”, havendo vários projetos em desenvolvimento, mas ainda “na fase mais técnica de análise”.

PUBLICIDADE

“Já mostrámos que vamos investir cada vez mais nesta energia, acreditamos que fará parte da descarbonização da economia como um todo”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, em conferência de imprensa ‘online’ sobre os resultados de 2021.

O responsável disse aos jornalistas que há vários projetos em desenvolvimento, que a EDP acompanha, dos quais muitos em Espanha, mas referiu que a empresa está ainda “na fase mais técnica de análise de como seria o projeto”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta análise mais técnica terá de ser depois complementada com a parte económica”, acrescentou Stilwell d’Andrade, apontando que há vontade por parte dos governos em alocar parte dos fundos europeus no desenvolvimento deste tipo de tecnologias.

A maior parte dos projetos, referiu, trata-se de descomissionamentos de centrais térmicas, por exemplo, reconvertendo-as em locais de produção de energias renováveis e hidrogénio.

PUBLICIDADE

Na apresentação dos resultados de 2020, o presidente executivo da EDP disse que o hidrogénio verde é um tipo de energia que vai “explodir” no decurso da próxima década e que a energética está preparada para tirar vantagem disso, estando já a analisar 20 projetos.

A EDP é uma das empresas que faz parte do consórcio H2Sines, um projeto para analisar a possibilidade de produzir hidrogénio verde em Sines.

De acordo com o plano estratégico, a EDP quer ter mais 50 gigawatt (GW) em energia limpa até 2030, passando de uma produção renovável atual de 74% para 100% em 2030.

O grupo pretende investir 24.000 milhões de euros na transição energética, dos quais 19.200 milhões de euros (80%) em energias renováveis até 2025, que inclui tecnologias eólica, solar, hidrogénio verde e armazenamento de energia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE