EDP estima a existência de 30 quilómetros de rede destruídos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-06-2017

Cem operacionais da EDP Distribuição estão no terreno na sequência do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, revelou hoje a empresa, que estima ser necessário reconstruir 30 quilómetros de rede de baixa tensão.

PUBLICIDADE

Numa informação escrita enviada à agência Lusa, o gabinete de comunicação da EDP Distribuição informa que “desde a primeira hora” tem estado nos locais dos incêndios, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, Lousã (distrito de Coimbra) e Sertã (Castelo Branco), “a acompanhar de perto e em ligação com a Proteção Civil”.

A empresa explica que está a procurar “ter as intervenções possíveis”, reiterando que os trabalhadores estão a ter “dificuldade para passar em segurança para manobrar os órgãos de rede”.

PUBLICIDADE

publicidade

“As nossas equipas estão nos locais, mobilizadas para atuar logo que possível e de acordo com orientação dos bombeiros”, refere a EDP Distribuição, adiantando que foram deslocados 14 geradores, cinco dos quais já ligados “para restabelecer o serviço em alguns locais”.

A prioridade são “instalações críticas, como sejam as estações elevatórias para abastecimento de água e antenas de telecomunicações”, destaca a empresa, observando que os restantes geradores serão ligados “logo que as estradas estejam transitáveis”.

PUBLICIDADE

“Temos 100 operacionais no terreno, nos centros de coordenação em Coimbra/Leiria e no Centro de Condução da Rede no Porto, apoiados por 21 viaturas”, esclarece a empresa, assinalando que se está a “dar atenção à rotação das esquipas para assegurar a continuidade dos trabalhos”.

A EDP Distribuição estima que tenham de “ser reconstruídos cerca de 30 quilómetros de rede de baixa tensão”, reafirmando que permanece em contacto com os autarcas da zona afetada pelo incêndio e que tem um representante permanente na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, no Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria e no posto de operações em Pedrógão Grande.

O fogo, que causou pelo menos 62 mortos, deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria, e alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE