Coimbra
EDP declara Estado de Emergência para o distrito de Coimbra
A EDP Distribuição declarou hoje o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admite recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.
PUBLICIDADE
Em comunicado, a empresa diz que, “face aos danos da rede elétrica causados pela passagem do furacão Leslie, os quais foram confirmados durante o dia de hoje pela avaliação técnica da EDP Distribuição, declara, para o distrito de Coimbra, o Estado de Emergência, o mais grave previsto no seu plano operacional de atuação em crise, desde as 20:00 deste domingo”.
Esta declaração de Estado de Emergência “resulta de acontecimentos com grandes repercussões e concretiza-se na mobilização, com âmbito nacional, de todos os meios humanos, materiais e equipamentos disponíveis na empresa, seus prestadores de serviço e fornecedores”, adianta a EDP Distribuição.
“Poderá também ser ponderado, em caso de necessidade, o eventual recurso a meios internacionais”, concluiu a elétrica.
Anteriormente, a EDP Distribuição já tinha avançado que os danos provocados pela passagem da tempestade tropical eram “muito significativos” na rede de distribuição de energia.
“Com a circulação de viaturas possível no dia de hoje, bem como o sobrevoo de helicóptero, foi possível confirmar danos muito significativos provocados pelo furacão Leslie na rede de distribuição de energia”, refere a empresa em comunicado, num balanço à situação às 19:00.
Atualmente, “estão sem energia elétrica cerca de 100 mil habitações”, o mesmo número que tinha sido avançado pela EDP Distribuição durante a tarde.
Destacou que há zonas “muito preocupantes no distrito de Coimbra, em particular as localidades abastecidas pelas subestações de Louriçal e Soure, onde várias linhas de alta e média tensão (AT/MT) permanecem inoperacionais, com postes danificados”.
Perante a dimensão dos estragos, “não é ainda possível estimar a data para a conclusão dos trabalhos”, tinha avançado no balanço anterior.
No entanto, “a reparação de linhas, bem como o reforço de meios auxiliares como sejam geradores de emergência (50 instalados neste momento) tem permitido uma progressiva redução de situações de avaria”.
“A EDP Distribuição mantém um contingente de mais de 500 operacionais no terreno, tendo mobilizado, desde cedo, equipas noutros locais do país”, continuou.
A EDP Distribuição “está, como sempre, fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia tão rapidamente quanto possível”, referiu, salientando que “mantém a colaboração com todas as entidades envolvidas nestes processos, nomeadamente Proteção Civil e autarquias”.
No balanço ao início da tarde o presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres, disse que “mais de 100 mil consumidores” permaneciam sem energia, “depois de terem chegado aos 300 mil.
Related Images:
PUBLICIDADE