Cidade

Edifício Chiado reabre no Dia Internacional dos Museus

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-05-2019

 

PUBLICIDADE

O Museu Municipal – Edifício Chiado foi requalificado e vai reabrir ao público já este sábado, dia 18 de maio, sendo um dos pontos fortes da programação que a Câmara Municipal de Coimbra preparou para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinalada precisamente nesse dia.

PUBLICIDADE

publicidade

requalificação deste edifício, com 109 anos de história, localizado no centro da Baixa de Coimbra, representou um investimento municipal de 104 mil euros.

No próximo sábado, o Museu Municipal – Edifício Chiado reabre ao público após ter sido sujeito a obras de requalificação nos últimos sete meses, com o objetivo de conservar a sua identidade arquitetónica, preservar o seu espólio e permitir o seu funcionamento com qualidade e conforto. A intervenção incidiu, essencialmente, em trabalhos de pintura e restauro do alçado principal, de beneficiação da claraboia e de fornecimento e aplicação de um novo soalho no rés-do-chão.

PUBLICIDADE

Agora que requalificado, o Edifício Chiado volta a disponibilizar aos visitantes a Coleção Telo de Morais, bem como os dois espaços destinados a exposições temporárias. A nova programação prevê uma iniciativa em que algumas das obras de arte da Coleção Telo de Morais saem à rua e ganham vida com recriações animadas e estátuas vivas que poderão ser apreciadas nas ruas e espaços comerciais da Baixa da cidade.

A par com este renovado espaço museológico também os restantes núcleos que integram o Museu Municipal de Coimbra – Núcleo da Cidade Muralhada (na Torre de Almedina) e Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra (na Torre de Anto) – oferecem programação que reforça a importância da celebração do tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, temática escolhida para 2019 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, a Câmara Municipal de Coimbra permitirá o acesso livre aos três núcleos do Museu Municipal de Coimbra e o horário de abertura ao público será alargado ao período noturno, funcionando também das 21h00 às 24h00.

Esta iniciativa internacional junta, uma vez mais, um conjunto de espaços museológicos que integram a Coimbra – Rede de Museus para celebrarem, fruto de uma programação concertada, focada na arte do ferro e dirigida aos conimbricenses e a todos aqueles que escolham Coimbra como destino turístico, no próximo fim de semana, o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus.

Nesta perspetiva, a Coimbra – Rede de Museus desenvolverá um programa de visitas dedicado à arte do ferro, com um percurso pedonal que se iniciará de manhã, na Cruz de Celas, passará pela zona da Universidade e terminará na zona baixa da cidade, ao final da tarde, no qual se pretende identificar alguns elementos decorativos e estruturais em ferro.

A distância do percurso pedestre é de aproximadamente 4 quilómetros, numa visita que requer inscrição prévia, através do telefone n.º 239854350 (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE