Conecte-se connosco

Saúde

Ébola em Poiares

Publicado

em

No âmbito da preparação de resposta a eventuais casos de doença por vírus Ébola em Portugal, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do Departamento de Saúde Pública (DSP) e em colaboração com a Direção Geral de Saúde (DGS) realizou durante a manhã de hoje, no Centro de Saúde de Poiares, unidade do Agrupamento de Centro de Saúde do Pinhal Interior Norte, um exercício de simulação de um caso provável de ébola.

O exercício, acompanhado por técnicos do DSP da ARSC e da DGS, teve como objetivos testar, simultaneamente, a capacidade de resposta de uma unidade de Cuidados de Saúde Primários perante um caso suspeito de ébola e o transporte do doente por parte do INEM. Pretendeu-se, na prática, avaliar a capacidade de deteção, validação e encaminhamento, bem como testar os mecanismos de identificação e vigilância dos contactos.

De acordo com os técnicos, o exercício foi muito profícuo, tendo decorrido em ambiente de serenidade no decurso das várias etapas, e os ensinamentos apreendidos serão vertidos num relatório final, no qual constará um conjunto de recomendações que poderão ser adotadas pelos outros ACES da região Centro.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link