Coimbra

É urgente testar mais e identificar variantes da covid-19. Vacinas podem já não ser eficazes

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-03-2021

Urge testar mais e identificar as variantes do SARS-CoV-2. É o alerta que deixa o presidente da secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos perante o avançar de novas mutações do vírus que causa a covid-19 e podem por em causa a eficácia das vacinas e o controlo da pandemia.

PUBLICIDADE

Carlos Cortes afirmou, em entrevista ao Notícias de Coimbra, que Portugal  e a Região Centro devem realizar mais testes e ao mesmo tempo identificar neles as diferentes variantes do vírus e defende que todos os hospitais da região têm a capacidade técnica para o começar a fazer. Considera ainda fundamental que os casos com as novas variantes sejam isolados e devidamente rastreados para evitar o aumento da transmissão e não repetir o que aconteceu com a variante do Reino Unido no início do ano.

Para o médico especialista em patologia clínica é imperativo que os laboratórios hospitalares possam identificar e distinguir as variantes novas do vírus, como a do Brasil e África do Sul e a do Reino Unido, esta última que já corresponde a mais de 50 por cento dos casos positivos em Portugal.

PUBLICIDADE

A testagem à covid-19 deve ser alargada a mais pessoas, defende o representante dos Médicos, acrescentando que o processo de uma pessoa fazer um teste deveria ser agilizado precisamente para melhor controlar a pandemia e evitar novos picos de contágio, mais internamentos e mais óbitos.

Veja a entrevista completa do direto do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE