Conecte-se connosco

Coimbra

É urgente testar mais e identificar variantes da covid-19. Vacinas podem já não ser eficazes

Publicado

em

Urge testar mais e identificar as variantes do SARS-CoV-2. É o alerta que deixa o presidente da secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos perante o avançar de novas mutações do vírus que causa a covid-19 e podem por em causa a eficácia das vacinas e o controlo da pandemia.

Carlos Cortes afirmou, em entrevista ao Notícias de Coimbra, que Portugal  e a Região Centro devem realizar mais testes e ao mesmo tempo identificar neles as diferentes variantes do vírus e defende que todos os hospitais da região têm a capacidade técnica para o começar a fazer. Considera ainda fundamental que os casos com as novas variantes sejam isolados e devidamente rastreados para evitar o aumento da transmissão e não repetir o que aconteceu com a variante do Reino Unido no início do ano.

Para o médico especialista em patologia clínica é imperativo que os laboratórios hospitalares possam identificar e distinguir as variantes novas do vírus, como a do Brasil e África do Sul e a do Reino Unido, esta última que já corresponde a mais de 50 por cento dos casos positivos em Portugal.

A testagem à covid-19 deve ser alargada a mais pessoas, defende o representante dos Médicos, acrescentando que o processo de uma pessoa fazer um teste deveria ser agilizado precisamente para melhor controlar a pandemia e evitar novos picos de contágio, mais internamentos e mais óbitos.

Veja a entrevista completa do direto do Notícias de Coimbra.

 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com