Encontrar batatas com grelos na despensa é bastante comum, mas surge sempre a dúvida sobre a sua segurança para consumo.
Segundo a nutricionista Cibele Santos, as batatas são tubérculos que, quando expostos a temperaturas elevadas, humidade e luz, iniciam naturalmente o processo de germinação, formando os grelos. No entanto, nem sempre isso significa que devem ser deitadas fora.
Se os grelos forem pequenos e a batata se mantiver firme, sem alterações de cor ou cheiro, é possível cortar os grelos e as áreas à volta e cozinhar normalmente, preferencialmente cozida. Por outro lado, se a batata apresentar partes esverdeadas, textura murcha ou sabor amargo, deve ser descartada, pois esses sinais indicam acumulação de solanina, uma toxina natural que, em grandes quantidades, pode causar desconfortos gastrointestinais e outros sintomas de intoxicação, refere o Notícias ao Minuto.
PUBLICIDADE
Para evitar que as batatas germinem rapidamente, recomenda-se guardá-las num local fresco, seco e escuro, longe da luz e de fontes de calor, garantindo também espaço entre elas para permitir a circulação de ar. Com estes cuidados, é possível consumir batatas germinadas com segurança, desde que se removam os grelos e se verifique a integridade do tubérculo.