Mundo

E se um rato lhe salvasse a vida após um sismo?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-02-2023
Os fenómenos naturais são constantemente estudados por investigadores, bem como, as causas e como se deve comportar perante situações de catástrofes da mãe Natureza.
O terramoto que se fez sentir na Turquia e na Síria fez com que vários países se unissem e colaborassem para encontrar pessoas desaparecidas no meio dos escombros com alguns projetos em desenvolvimento. Um dos estudos envolve pequenos roedores. Sim, há ratos a serem equipados com malas com uma câmara de vídeo, microfones e também um localizador para salvar pessoas desaparecidas em sismos.

O projeto em questão é da organização sem fins lucrativos APOPO na Bélgica e consiste em equipar ratos com pequenas malas. Devido ao tamanho reduzido, os ratos são opções perfeitas para explorar os escombros de edifícios destruídos e, caso detetem a presença de alguém, são treinados para puxar um cordel para assinalar que há alguém que precisa de ajuda, explicou à CNN uma das responsáveis por este projeto, Donna Kean.

PUBLICIDADE

“Os ratos são tipicamente curiosos e gostam de explorar, o que é importante para buscas e salvamentos”, nota a responsável.

O projeto teve início em 2021 e, desde então, a APOPO tem trabalho com a Universidade de Tecnologia de Eindhoven para desenvolver a mala com equipamento que inclui a câmara, o microfone e um transmissor de localização.

PUBLICIDADE

publicidade

No final de 2022 a equipa de Kean estava a treinar estes roedores na Tanzânia, esperando que eventualmente estejam prontos para entrar em cenários reais afetados por sismos e terramotos.

FOTO: D.R.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE