Vamos

Está disposto a provar um gelado de plástico? Já é realidade

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 26-10-2023

A criadora de um gelado feito à base de plástico acredita que este é o primeiro alimento do género. Está fechado num congelador em Londres e pode desencadear um  debate sobre o futuro dos alimentos. Tornou-se real: um produto alimentar feito de plástico. Está disposto a provar?

PUBLICIDADE

 A ideia veio de uma artista e estudante de design da Universidade de Artes de Londres. A jovem italiana Eleanora Ortolani, de 27 anos, aliou-se a investigadores da Universidade de Edimburgo para criar o “Guilty Flavors” e pretende, desta forma, desafiar o modo como pensamos sobre os resíduos plásticos e o que estamos – ou não – preparados para comer.

“Acredito que ‘Guilty Flavors’ seja a primeira amostra de gelado feita a partir de resíduos plásticos”, diz Ortolani em entrevista agência Reuters na Central Saint Martins, que integra a Universidade de Artes de Londres.

PUBLICIDADE

“Na verdade, o gelado contém vanilina e vem do mesmo plástico que podemos encontrar em garrafas de plástico. E isto foi feito graças à colaboração de bactérias e enzimas que evoluíram naturalmente para digerir o plástico”, acrescenta a jovem artista e designer.

O processo “aproveita o poder metabólico de bactérias e enzimas que desempenham o papel de fábricas ecológicas que transformam o polietileno tereftalato (PET, um dos plásticos mais usados) em vanilina, a molécula que dá sabor a baunilha”, lê-se na SIC Notícias.

PUBLICIDADE

publicidade

O estudo de Sadler “Bactérias oferecem uma solução saborosa para o problema global do plástico”, publicado no Journal Biochemist em dezembro de 2021, concentra-se na degradação e reciclagem do plástico e na sua utilização como matéria-prima para o crescimento microbiano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE