Empresas

E-Redes investe 14,5 ME em gestão de vegetação junto às linhas de eletricidade

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-05-2021

A E-Redes, da EDP, vai investir 14,5 milhões de euros em ações de gestão da vegetação junto às linhas de eletricidade, até ao final do ano, anunciou hoje a empresa do grupo EDP que gere as redes elétricas.

PUBLICIDADE

“A E-Redes vai investir, até ao final deste ano, 14,5 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes elétricas”, informou a empresa, em comunicado.

O anúncio foi feito esta manhã, no âmbito da no âmbito da 3.ª Conferência Gestão da Vegetação, pelo presidente do Conselho de Administração da antiga EDP Distribuição, José Ferrari Careto.

PUBLICIDADE

“A E-Redes tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais”, afirmou o responsável.

A gestora das redes de eletricidade tem implementado sistemas para monitorizar a vegetação junto à rede de distribuição, como a inspeção termográfica das linhas elétricas através de voos de helicóptero e a medição das distâncias de segurança com recurso a ‘drones’ e imagens de satélite, que, segundo a empresa, tem permitido “assegurar uma intervenção cada vez mais eficiente no terreno”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao aliarmos o conhecimento técnico à tecnologia e às suas imensas potencialidades, temos conseguido claros benefícios para a sociedade, quer em matéria de segurança, como de qualidade do serviço”, salientou Ferrari Careto, considerando que a gestão da vegetação “é um tema muito desafiante, especialmente num país com as características de Portugal”.

A 3.ª Conferência Gestão da Vegetação decorreu hoje em formato digital, com transmissão a partir da Pampilhosa da Serra, e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE