Saúde

É possível reduzir o cheiro a suor?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 26-05-2023

O suor é uma reação natural do corpo humano que ajuda-nos a regular a temperatura e a eliminar toxinas, mas que também pode ser uma fonte de desconforto.

PUBLICIDADE

“Nós suamos como resposta natural do corpo para regular a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo sobe, as glândulas sudoríparas produzem suor, que é composto principalmente de água e sais, para arrefecerem a pele e baixar a temperatura do corpo. O suor evapora na superfície da pele, ajudando a arrefecer o corpo”, pode ler-na Men’s Health.

Além de regular a temperatura corporal, o suor também ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a manter a pele hidratada. Quando suamos, estamos a remover substâncias como sódio, cloro, potássio e outros compostos tóxicos que podem acumular-se no corpo. A transpiração também pode ser uma resposta a fatores emocionais ou psicológicos, como stress ou ansiedade.

PUBLICIDADE

A transpiração pode ser insuficiente, excessiva ou anormal, e pode indicar problemas de saúde subjacentes que afetam nosso sistema nervoso, endócrino ou imunológico. Por exemplo, o hipertireoidismo, que pode causar sudorese excessiva, assim como a menopausa, na qual as alterações hormonais podem desencadear suores noturnos.

A hiperidrose é uma condição caracterizada por sudorese excessiva e incontrolável que não está relacionada ao calor ou ao exercício. A hipoidrose é um distúrbio caracterizado pela diminuição ou perda parcial da capacidade do corpo de produzir suor. Isto pode ocorrer de forma generalizada ou localizada em certas partes do corpo. Pode ser causada por distúrbios neurológicos, problemas de pele, medicamentos, deficiências nutricionais ou desidratação, entre outros. 

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, a pele também pode ser afetada, já que a transpiração é essencial para manter a hidratação e a saúde da pele. Algumas causas de hipoidrose são diabetes, envelhecimento, desidratação, queimaduras ou certos medicamentos.

A bromidrose é um distúrbio caracterizado pela presença de odor desagradável e persistente no suor. Esse odor é produzido devido à degradação bacteriana de compostos orgânicos presentes no suor, principalmente em áreas do corpo com alta concentração de glândulas sudoríparas. A bromidrose pode ser causada por vários fatores, como falta de higiene, uso de roupas apertadas ou ingestão de certos alimentos.

Por outro lado, a falta de suor pode ser um sinal de desidratação ou de um problema neurológico, como Parkinson. A anidrose, uma condição na qual o corpo não consegue suar, pode ser causada por certos medicamentos ou distúrbios neurológicos.

O mau cheiro acontece quando o suor mistura-se com as bactérias que vivem na nossa pele. Estas bactérias decompõem o suor e criam substâncias voláteis que percebemos como desagradáveis. 

Existem algumas medidas que podemos tomar para reduzir o suor como manter uma boa higiene pessoal e trocar de roupa íntima e meias todos os dias e usar roupas limpas e respiráveis. Use desodorizante. 

Escolha as roupas certas. Para o dia a dia, é preferível usar tecidos naturais, como algodão, lã ou seda, que permitem a respiração da pele. Para o exercício, pode optar por tecidos sintéticos desenhados para absorver a humidade da pele.

Evite alimentos ou bebidas que estimulem a transpiração ou odor como o café, chá, álcool, alimentos picantes ou alimentos com muito alho ou cebola e pratique técnicas de relaxamento. Algumas técnicas como ioga ou meditação podem ajudar a controlar o stress.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE