Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

E os melhores vinhos de 2015 são…

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-02-2016

Numa cerimónia épica, perante uma plateia de mais de mil pessoas, a Revista de Vinhos distinguiu ontem ‘Os Melhores do Ano 2015’, tendo escolhido Sangalhos para receber o evento deste ano.

PUBLICIDADE

vinho

O produtor bairradino Luís Pato foi agraciado com o prémio de carreira ‘Senhor do Vinho’, pela sua contribuição na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo e cuja influência no sector foi e continua a ser muito grande.

PUBLICIDADE

publicidade

Na ‘Gastronomia’, com o prémio que leva o nome do saudoso jornalista gastrónomo “David Lopes Ramos”, foi distinguido Ljubomir Stanisic, um chefe que nasceu no Leste mas que, desdobrando-se em várias frentes, é um grande divulgador dos produtos e saberes portugueses, sempre com paixão e profundidade.

Nota ainda para o facto de, nesta que foi a 19.ª edição, não terem sido dezanove mas 21 os ‘Prémios Especiais’, com duas das categorias a elegerem vencedores em ex-aequo: Casa Agrícola HMR (sigla de Herdade do Monte da Ribeira) e Quinta Vale D. Maria (da Lemos & Van Zeller) na categoria ‘Produtor’; e Adega Mãe e Quinta do Gradil (da Parras Vinhos) como ‘Empresa(s) do Ano’.

PUBLICIDADE

Os já conhecidos como “Óscares do Vinho” distinguiram a Caminhos Cruzados, do Dão, como ‘Produtor Revelação’.

Igualmente para esta região foram os prémios de melhor ‘Organização Vitivinícola’, com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão a arrecadar este troféu, e melhor ‘Campanha Publicitária’, atribuída às “Histórias escritas com vinho”, criadas pela agência A Transformadora para o produtor Casa da Passarella.

Mais a Norte, no Douro, a Gran Cruz levou para casa (ou para a adega!) a estatueta de melhor ‘Empresa (Vinhos Generosos)’ e o prémio de ‘Identidade e Carácter’ foi atribuído à Niepoort Vinhos.

No que toca à ‘Adega Cooperativa’, segundo a Revista de Vinhos a que mais se destacou em 2015 foi a da Vidigueira, Cuba e Alvito. Mas este não foi o único prémio por terras do “Cante Alentejano”, isto porque é lá que está sediado o ‘Melhor Enoturismo de 2015’: a Adega Mayor, em Campo Maior, um destino imperdível para amantes de vinho aliado ao turismo.

Tal como os ‘Prémios de Excelência’ atribuídos aos 30 melhores néctares nacionais, a revelação dos enólogos do ano é aguardada a cada edição com enorme expectativa e este ano não foi excepção.

O facto de em 2015 ter confirmado ser um enólogo polivalente, extraindo qualidade com todos os tipos de uvas, valeu a Bernardo Cabral, enólogo na Companhia das Lezírias, e consultor em vários projectos como Pegos Claros e Bombeira do Guadiana, o título de melhor ‘Enólogo’.

Já as qualidades técnicas muito apuradas, uma boa memória olfativa e a experiencia no desenho de muitos vinhos excepcionais foram factores que levaram Álvaro van Zeller ao pódio para receber a estatueta prateada com o título ‘Enólogo (Vinhos Generosos)’.

Também para um grande senhor do mundo do vinho ou, sendo mais preciso, da viticultura, foi o prémio dessa mesma categoria. O eleito foi o “viticólogo” Nuno Magalhães, detentor de uma carreira única, na Universidade e no campo, que faz dele um verdadeiro “Senhor da Vinha”.

No âmbito vínico, mas do ponto de vista dos estabelecimentos, destaque para a ‘Garrafeira’ Garage Wines, meca dos vinhos em Matosinhos e propriedade da entusiasta Ivone Ribeiro; para o ‘Wine Bar’ Grapes & Bite Winehouse, em pleno Bairro Alto lisboeta; e para a Quinta do Saloio, uma ‘Loja Gourmet’ que já leva quase meio século no Estoril, mas se mantém muito actual. No âmbito gastronómico foram dois os restaurantes distinguidos: O Paparico no Porto e o Dom Joaquim em Évora. Este último numa vertente de ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’.

Antes da entrega dos ‘Prémios Especiais’ foi tempo de revelar os vinhos que se destacaram ao longo do ano findo.

As 183 referências com o título de ‘Melhores de Portugal’ foram desfilando na tela ao longo do bem servido jantar, seguindo-se a aclamação aos 30 “excelentes” néctares de 2015. Os produtores não saíram da Gala sem levar para casa os diplomas de ‘Boa(s) Compra(s)’, que este ano foram atribuídos a 765 vinhos de Portugal Continental e ilhas. Os números falam por si e foram significativamente superiores aos de 2014: 169 e 624.

Os ‘Prémios de Excelência’, os melhores entre os melhores, foram distribuídos por um só espumante, o ‘Murganheira Távora-Varosa Chardonnay branco 2008’; três brancos, sendo dois deles de Alvarinho e o outro um Dão da Quinta da Pellada; 20 tintos, em que oito são do Douro e igualmente oito são alentejanos; três vinhos do Porto; dois Madeira; e um Moscatel de Setúbal. Os nomes dos produtores – e dos vinhos – são, na sua maioria, sonantes e repetentes nestas andanças. De colheitas bem distintas, os afamados ‘Barca Velha’ (2004), do Douro, e ‘Pêra-Manca’ (2011), do Alentejo, estão entre os vencedores. Destaque para o generoso ‘Vasques de Carvalho Porto Tawny 40 anos’, do produtor com o nome homónimo e que chegou ao mercado precisamente em 2015, embora de uma família com anos de história na produção de néctares do Douro e Porto.

Analisando os ‘Melhores de Portugal’, em que se distinguem os melhores dentro de cada região vinícola, temos o Alentejo à frente com 31 referências, colado ao Douro com 30 néctares eleitos. A Bairrada é a terceira região mais premiada nesta categoria se aos vinhos de consumo juntarmos os espumantes, que elevam de 16 para 26 os galardoados (e mais um, que embora sem DOC ou IGP é produzido pelo bairradino Campolargo). O ano transacto foi de “bons e novos ventos” para o Dão, região que vir nascer a sua Rota dos Vinhos; no contexto do acontecimento da Revista de Vinhos 18 foram aqueles que arrecadaram diplomas nesta categoria. Seguiu-se a região dos Vinhos Verdes com 15 premiados.

Revista de Vinhos ‘Os Melhores do Ano 2015’ :: Prémio de Excelência – Lista dos 30 Vinhos

Nome do Vinho Nome do Produtor
Murganheira Távora-Varosa Espumante Chardonnay branco 2008 Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa
Anselmo Mendes Curtimenta Vinho Verde Alvarinho branco 2013 Anselmo Mendes Vinhos
Quinta de Soalheiro Vinho Verde Alvarinho Reserva branco 2014 Vinusoalleirus
Abandonado Douro tinto 2011 Alves de Sousa
Barca Velha Douro tinto 2004 Sogrape Vinhos
Chryseia Douro tinto 2013 Prats & Symington
Legado Douro tinto 2011 Sogrape Vinhos
Quinta do Crasto Vinha da Ponte Douro tinto 2012 Quinta do Crasto
Quinta do Noval Douro tinto 2012 Quinta do Noval
Quinta do Vale Meão Douro tinto 2013 F. Olazabal & Filhos
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Douro tinto 2013 Lemos & Van Zeller
Quinta da Alameda Dão Reserva Especial tinto 2012 Alameda de Santar
Quinta da Pellada Primus Dão branco 2013 Quinta da Pellada – Álvaro Castro
Luís Pato Vinha Pan Bairrada tinto 2011 Luís Pato
Quinta das Bágeiras Bairrada Garrafeira tinto 2010 Mário Sérgio Alves Nuno
Palácio da Bacalhôa Reg. Península de Setúbal tinto 2009 Bacalhôa Vinhos de Portugal
Cortes de Cima Reg. Alentejano Reserva tinto 2011 Cortes de Cima
Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira tinto 2012 Esporão
J de José de Sousa Reg. Alentejano tinto 2011 José Maria da Fonseca Vinhos
Júlio B. Bastos Reg. Alentejano Alicante Bouschet tinto 2012 Júlio Bastos – Dona Maria
Marmelar Reg. Alentejano tinto 2012 Casa Agrícola HMR
Pêra-Manca Alentejo tinto 2011 Fundação Eugénio de Almeida
Scala Coeli Reg. Alentejano Petit Verdot Reserva tinto 2011 Fundação Eugénio de Almeida
Zambujeiro Reg. Alentejano tinto 2011 Quinta do Zambujeiro
Graham’s Porto Colheita 1972 Symington Family Estates
Taylor’s Very Old Porto Single Harvest 1966 Taylor Fladgate & Yeatman
Vasques de Carvalho Porto Tawny 40 anos Vasques de Carvalho
Blandy’s Madeira Frasqueira Verdelho 1973 Madeira Wine Company
Ribeiro Real Madeira Malvasia Lote 1 – 20 Anos Vinhos Barbeito (Madeira)
Bacalhôa Setúbal Moscatel Roxo Superior 2002 Bacalhôa Vinhos de Portugal

Revista de Vinhos ‘Os Melhores do Ano 2015’ :: Prémios Especiais

Campanha Publicitária :: “Uma história escrita com vinho”, criada pela agência A Transformadora para a Casa da Passarella

Restaurante (Cozinha Tradicional Portuguesa) :: Dom Joaquim (Évora)

Restaurante :: O Paparico (Porto)

Prémio de Gastronomia “David Lopes Ramos” :: Ljubomir Stanisic

Loja Gourmet :: Quinta do Saloio (Estoril)

Garrafeira :: Garage Wines (Matosinhos)

Wine Bar :: Grapes & Bites Winehouse (Lisboa)

Enoturismo :: Adega Mayor (Campo Maior)

Organização Vitivinícola :: Comissão Vitivinícola Regional do Dão

Viticultura :: Nuno Magalhães

Adega Cooperativa :: Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito (Alentejo)

Produtor Revelação do Ano :: Caminhos Cruzados (Dão)

Produtor (2) :: Casa Agrícola HMR e Quinta Vale D. Maria (Lemos & Van Zeller)

Empresa (Vinhos Generosos) :: Gran Cruz

Empresa (2) :: Adega Mãe e Quinta do Gradil (Parras Vinhos)

Identidade e Carácter :: Niepoort Vinhos

Enólogo Vinhos Generosos :: Álvaro van Zeller

Enólogo :: Bernardo Cabral

Senhor do Vinho :: Luís Pato

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com