Coimbra

“É o trabalho de uma vida”: Cheias dão cabo dos negócios em Coimbra

Notícias de Coimbra | 39 minutos atrás em 13-02-2026

A Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio Mondego, junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, enfrenta uma situação dramática com várias lojas e estabelecimentos comerciais completamente inundados.

Fernando Antunes, proprietário do restaurante O Convento, descreveu a situação como “uma desgraça”. “Está tudo fora do sítio. Tivemos que acertar o que pudemos, o que de facto conseguimos. Estas coisas eram por prevenção, porque estavam a avisar, mas são ultra pesadas e industriais, não podemos trazer para o piso superior”, explicou, lamentando que a água tenha quase meio metro de altura e que “não conseguem sequer entrar para avaliar os estragos”.

Os bombeiros estiveram no local, mas, segundo Fernando, “meteram aqui uma bomba, mas não podem fazer nada. Estamos a tirar a água para um lado e ela entra por outro, pelo saneamento, pelo subsolo”. A situação afeta praticamente todos os estabelecimentos comerciais ao longo da avenida. “Uns sofrerão mais, outros menos, mas no final vão ser todos… vai calhar a todos”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Júlia, esposa de Fernando e também envolvida na gestão do restaurante, descreveu o impacto pessoal e económico: “Isto é o nosso trabalho, é a nossa vida, é tudo. É uma fortuna que aqui está, e lá em baixo não faz ideia do prejuízo que temos. É o trabalho de uma vida”.

(em atualização)