Coimbra
E o Prémio UC vai para…
O Prémio Universidade de Coimbra 2016, no valor de 25 mil euros, foi atribuído investigador Adélio Mendes, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia do Porto.
PUBLICIDADE
Do ponto de vista científico Adélio Mendes atingiu um patamar de excelência a nível internacional contando atualmente mais de 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. Ao longo dos últimos anos dinamizou diversos projetos nacionais e internacionais que globalmente representaram um financiamento global superior a 10 M€.
Em 2012, Adélio Mendes foi distinguido com uma Advanced Research Grant, no valor de 2 milhões de euros, atribuída pelo European Research Council.
O projeto distinguido consiste na criação e desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de produção de energia elétrica através de células fotovoltaicas sensibilizadas com corantes.
Adélio Miguel Magalhães Mendes nasceu no Porto a 17 de abril de 1964. Para além de ser Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde Agosto de 2014, é Professor Convidado da Universidade de Aarhus, Dinamarca.
Ao nível empresarial Adélio Mendes esteve também envolvido na criação das empresas: Paralab SA, atualmente é uma das empresas de referencia no fornecimento de equipamentos para investigação científica; Sysadvance, a única empresa nacional a desenvolver e produzir unidades de separação de gases por adsorção cíclica. Esta empresa, fundada em 2002, vende atualmente para mais de 16 países e tem um volume de negócios superior 2 M€/ano e VisBlue, uma empresa dinamarquesa spin-off da Universidade do Porto, Adélio Mendes, e da universidade de Aarhus, Anders Bentien, fundada para explorar a patente EP 14154865.1. A empresa VisBlue vendeu a sua primeira unidade de bateria redox de caudal em dezembro de 2015 com entrega em março de 2016.
Em 2011 a empresa multinacional americana atribui-lhe o prémio “Air Products Faculty Excellence 2011 Award” no valor de 100 kUSD, ainda em 2011 recebeu os prémios Solvay & Hovione Innovation Challenge SHIC’11, Ramos Catarino Inovação e Prémio ACP – Diogo Vasconcelos Applied Research pelos desenvolvimentos na selagem assistida a laser de células solares.
O reconhecimento do trabalho excecional de Adélio Mendes já ultrapassou há muito o círculo universitário, sendo uma clara prova deste facto a recente atribuição em 2015 pela Câmara Municipal do Porto da medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.
O reconhecimento do trabalho desenvolvimento por este investigador português pela Universidade de Coimbra, cujo percurso foi integralmente efetuado no nosso país, pretende ser também um contributo para a afirmação da importância do espaço universitário português no contexto internacional.
Patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, o Prémio Universidade de Coimbra distingue «uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência» e será entregue no próximo dia 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 726.º aniversário da UC.
Instituído em 2004, o Prémio UC já distinguiu várias personalidades, entre as quais, o crítico gastronómico José Quitério, o antigo reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, o cineasta Pedro Costa, o músico e compositor António Pinho Vargas, a cientista Maria de Sousa e o artista plástico Julião Sarmento. Mais informação sobre o Prémio UC,
Presidido pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, o júri responsável por avaliar as candidaturas da edição deste ano foi constituído por: 1º Vice-Presidente: Luís Bento dos Santos (Administrador do Banco Santander-Totta) 2º Vice-Presidente: Afonso Camões (Jornal de Notícias) Vogais: Ana Paula Pais (Escola de Hotelaria de Coimbra), Cláudia Cavadas (Faculdade de Farmácia da UC), Luís Braga da Cruz (Fundação de Serralves), Luís Simões da Silva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC), Margarida Pedroso Lima (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC), Maria José Azevedo Santos (Faculdade de Letras UC), Nuno Artur Silva (Rádio Televisão Portuguesa) e Tiago Brandão Rodrigues (Universidade Cambridge).
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE