Coimbra

E o Prémio UC vai para…

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-01-2016

O Prémio Universidade de Coimbra 2016, no valor de 25 mil euros, foi atribuído  investigador Adélio Mendes, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia do Porto.

PUBLICIDADE

adelio-mendes-e1417707619574

Do ponto de vista científico Adélio Mendes atingiu um patamar de excelência a nível internacional contando atualmente mais de 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. Ao longo dos últimos anos dinamizou diversos projetos nacionais e internacionais que globalmente representaram um financiamento global superior a 10 M€.

PUBLICIDADE

Em 2012, Adélio Mendes foi distinguido com uma Advanced Research Grant, no valor de 2 milhões de euros, atribuída pelo European Research Council.

O projeto distinguido consiste na criação e desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de produção de energia elétrica através de células fotovoltaicas sensibilizadas com corantes.

PUBLICIDADE

publicidade

Adélio Miguel Magalhães Mendes nasceu no Porto a 17 de abril de 1964. Para além de ser Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde Agosto de 2014, é Professor Convidado da Universidade de Aarhus, Dinamarca.

Ao nível empresarial Adélio Mendes esteve também envolvido na criação das empresas: Paralab SA, atualmente é uma das empresas de referencia no fornecimento de equipamentos para investigação científica;  Sysadvance, a única empresa nacional a desenvolver e produzir unidades de separação de gases por adsorção cíclica. Esta empresa, fundada em 2002, vende atualmente para mais de 16 países e tem um volume de negócios superior 2 M€/ano e VisBlue,  uma empresa dinamarquesa spin-off da Universidade do Porto, Adélio Mendes, e da universidade de Aarhus, Anders Bentien, fundada para explorar a patente EP 14154865.1. A empresa VisBlue vendeu a sua primeira unidade de bateria redox de caudal em dezembro de 2015 com entrega em março de 2016.

Em 2011 a empresa multinacional americana atribui-lhe o prémio “Air Products Faculty Excellence 2011 Award” no valor de 100 kUSD, ainda em 2011 recebeu os prémios Solvay & Hovione Innovation Challenge SHIC’11, Ramos Catarino Inovação e Prémio ACP – Diogo Vasconcelos Applied Research pelos desenvolvimentos na selagem assistida a laser de células solares.

O reconhecimento do trabalho excecional de Adélio Mendes já ultrapassou há muito o círculo universitário, sendo uma clara prova deste facto a recente atribuição em 2015 pela Câmara Municipal do Porto da medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

O reconhecimento do trabalho desenvolvimento por este investigador português pela Universidade de Coimbra, cujo percurso foi integralmente efetuado no nosso país, pretende ser também um contributo para a afirmação da importância do espaço universitário português no contexto internacional.

Patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, o Prémio Universidade de Coimbra distingue «uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência» e será entregue no próximo dia 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 726.º aniversário da UC.

Instituído em 2004, o Prémio UC já distinguiu várias personalidades, entre as quais, o crítico gastronómico José Quitério, o antigo reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, o cineasta Pedro Costa, o músico e compositor António Pinho Vargas, a cientista Maria de Sousa e o artista plástico Julião Sarmento. Mais informação sobre o Prémio UC,

Presidido pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, o júri responsável por avaliar as candidaturas da edição deste ano foi constituído por: 1º Vice-Presidente: Luís Bento dos Santos (Administrador do Banco Santander-Totta) 2º Vice-Presidente:  Afonso Camões (Jornal de Notícias) Vogais: Ana Paula Pais (Escola de Hotelaria de Coimbra), Cláudia Cavadas (Faculdade de Farmácia da UC), Luís Braga da Cruz (Fundação de Serralves), Luís Simões da Silva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC), Margarida Pedroso Lima (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC), Maria José Azevedo Santos (Faculdade de Letras UC), Nuno Artur Silva (Rádio Televisão Portuguesa) e Tiago Brandão Rodrigues (Universidade Cambridge).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE