Chegou ao fim a Maratona dos Festivais de Verão Cision 2016 que revela qual o festival com maior impacto mediático entre setembro de 2015 e agosto de 2016 e o Rock in Rio é o grande vencedor. As 7.189 referências dos media nacionais feitas à marca RiR Lisboa, que ocorre oficialmente de 2 em 2 anos, em muito contribuíram para este resultado.
PUBLICIDADE
Na segunda posição da tabela segue-se de perto o NOS Alive, vencedor da Maratona 2015, e a fechar o pódio surge o festival Vodafone Paredes de Coura, que subiu uma posição relativamente a 2015. NOS Primavera Sound, MEO Sudoeste, MEO Marés Vivas e Super Bock Super Rock obtiveram desempenhos mediáticos próximos e ocupam os lugares seguintes do ranking.
PUBLICIDADE
Relativamente a 2015, o NOS Primavera Sound subiu duas posições, o MEO Sudoeste desceu duas, MEO Marés Vivas caiu uma posição e o Super Bock Super Rock desceu cinco posições, sendo a maior descida da tabela. O festival Sol da Caparica mantém a oitava posição, o EDP Cool Jazz desce de sétimo para nono classificado e, a finalizar o top 10, encontra-se o Sumol Summer Fest.
Festivais de Verão com impacto mediático superior a 120 milhões de euros
No período analisado, os 10 festivais de verão surgiram em mais de 29 mil notícias e reportagens nos meios de comunicação social nacionais, avaliadas em mais de 124 milhões de euros.
PUBLICIDADE
3O aumento exponencial do potencial mediático do top 10 de festivais de verão, em 2016, deve-se fundamentalmente ao facto de este ser ano em que o Rock in Rio Lisboa sobe ao palco e pelo maior número de transmissões televisivas de concertos, nestes eventos.
Ainda, segundo dados da APORFEST, em 2016, Portugal regista o record de 243 festivais, com um total de mais de dois milhões de espetadores, onde surgem 61 novos festivais e que soma 22 festivais com naming sponsor.
Esta valorização vem sublinhar a capacidade dos festivais, em Portugal, gerarem potencial mediático para as diferentes marcas envolvidas.
A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado global do período de 1 de setembro de 2015 a agosto de 2016, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.
Related Images:
PUBLICIDADE