Empresas

“É o dia mais triste da minha vida”: Antigo funcionário vê empresa onde trabalhou 40 anos reduzida a cinzas em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 27-07-2025

Este domingo, 27 de julho, a empresa Montael, uma das mais antigas empresas de Antanhol, em Coimbra, foi consumida pelas chamas.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os muitos populares que se deslocaram ao local, um homem destacou-se. Mário Tomás, de 70 anos, dedicou quatro décadas da sua vida à empresa agora destruída. “Eu ajudei a construir este património todo e não estou em condições de falar”, disse, visivelmente emocionado, enquanto observava os destroços da empresa.

PUBLICIDADE

Mário reformou-se há quatro anos. Estava na Gesteira, em Soure, a participar num almoço convívio, quando recebeu a notícia do incêndio. “Começaram-me a mostrar fotografias da Montael a arder. Toda a gente sabe… Eu tenho um orgulho dos diabos em dizer que sou da Montael.”

Recorda o orgulho com que representava a empresa por todo o país: “Estive no Preço Certo, em Lisboa, com o Fernando Mendes, e dizia com orgulho que trabalhava na Montael, em Coimbra, Montael S.A. […] Fui sete anos motorista de entregas, depois 33 anos fiel de armazém. Conhecia os cantos e recantos desta casa.”

Apesar de a empresa ter mudado de proprietários nos últimos anos, o vínculo emocional manteve-se. Mário conhecia os antigos donos, os filhos, os clientes – uma vida entre corredores e prateleiras que hoje já não existem. “Era uma alegria vir trabalhar. Eu sentia-me realizado.”

Ao ser abordado pelo Notícias de Coimbra, Mário encontrava-se sozinho, num canto do recinto, a observar o que restava da empresa. O cenário é desolador: telhados destruídos, paredes caídas e fumo denso e negro a pairar no ar. “É o dia mais triste da minha vida.”

A Montael, fundada em 1974, marcou várias gerações de trabalhadores e residentes de Antanhol. Este domingo, com as chamas a consumirem o edifício, ardeu também uma parte da história da freguesia. A dor de Mário Tomás é o espelho da desilusão de muitos que viam na empresa mais do que um simples local de trabalho — viam uma casa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE