Coimbra

É Natal em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-12-2015

Natal começou já a ser assinalado no concelho de Cantanhede através de iniciativas de pendor sociocultural organizadas pela Câmara Municipal ou promovidas por várias entidades locais com apoio da autarquia.

PUBLICIDADE

Nesse âmbito, está já em pleno funcionamento na Praça Marquês de Marialva um carrossel que proporciona às crianças viagens gratuitas, constituindo assim um elemento de atratividade para as famílias e um fator de dinamização do comércio local favorável à campanha que a Associação Empresarial de Cantanhede está a desenvolver nesse sentido.

Quanto ao programa de animação do período do Advento, tempo litúrgico que antecede a celebração do nascimento de Jesus, estão agendados vários eventos para os próximos dias, a começar já na sexta-feira, 11 de dezembro, às 21h30, com a estreia do espetáculo que habitualmente o Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede apresenta nesta quadra. Este ano trata-se de “A mudar se vai crescendo”, encenação de mais um texto inédito de Natália Queirós, grande dinamizadora da companhia desde a sua constituição, em 2004, e autora das peças e das adaptações de contos já levadas a cena, num total de mais de 20 produções teatrais. Os pequenos atores sobem de novo ao palco do auditório da Biblioteca Municipal no dia seguinte, sábado, a partir das 16h00.

PUBLICIDADE

publicidade

Também no sábado, a partir das 10h00, decorre no Pavilhão Marialvas, em Cantanhede, o Torneio Solidário de Natal de Minibasquete – Sub-12, uma iniciativa da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal e a Associação de Basquetebol de Coimbra. Com início às 10h00, o evento desportivo conta com a participação das equipas que nesse escalão representam a entidade anfitriã, o Sampaense de Oliveira do Hospital, o Ginásio Figueirense da Figueira da Foz e a Academia Basquetebol, o CAD- Associação Coimbra Basquete e o Olivais, todos da cidade de Coimbra, num total de cerca de 120 participantes.

Para além do convívio desportivo, o Torneio de Minis 12 terá uma componente solidária, no âmbito da qual os participantes irão colaborar com a oferta de bens alimentares, vestuário e brinquedos, entre outros, os quais serão destinados a crianças e jovens famílias carenciadas de Cabo Verde, no âmbito do projeto de cooperação de partida!, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Ainda no sábado, 12 de dezembro, realiza-se em Ançã, no Terreiro do Paço, o IX Encontro de Cantares Natalícios, iniciativa do Grupo Típico de Ançã que conta com o apoio do Município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Ançã, e da Fundação Inatel – Agência de Coimbra. Este ano atuam no Encontro de Cantares Natalícios o Grupo Típico de Ançã, anfitrião do evento, o Grupo Folclórico do Ouro de Coimbra e o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Serzedo, de Gaia.

No domingo, 13 de dezembro, é a vez de o Cantemus, o Coro Infantil de São Caetano e as Pequenas Vozes de Febres realizarem um Concerto de Natal na Igreja Matriz de Cantanhede. O evento integra o programa de animação de Natal promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede, neste caso em parceria com a Paróquia de S. Pedro (Cantanhede) e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Constituído por jovens dos 6 aos 18 anos, o Cantemus tem por objetivos contribuir para a formação de cantores em idade de aprender a colocar a voz, fomentar o gosto pela música e, sobretudo, proporcionar aos seus elementos o desenvolvimento das competências naturais de que dispõem. A coordenação e orientação deste projeto iniciado pelo Município de Cantanhede é da responsabilidade do prestigiado maestro Augusto Mesquita.

O Coro Infantil de São Caetano constituiu-se em fevereiro de 2012, dando resposta a uma paixão de cantar manifestada por um grupo de meninas. Formado inicialmente por 11 raparigas, entre os 6 e 12 anos, começou por animar alguns momentos de celebrações eucarísticas, após o que alargou a sua atividade a outras atuações públicas, processo que decorreu paralelamente ao crescimento da formação inicial até aos atuais 30 cantores, com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, de ambos os sexos. A direção está a cargo de Beatriz Jesus.

As Pequenas Vozes de Febres, inicialmente Coro infantil de Febres, surgiu em 2010, na altura com 24 elementos. Hoje, é composto por 54 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos. Dirigido por Anabela Rocha, o projeto tem como objetivo proporcionar a todas as crianças um desenvolvimento a nível musical ajudando-as a adquirirem maior confiança, autoestima e aprenderem a trabalhar em grupo, fomentando o gosto pela prática musical de conjunto. Em 2012, lançou o seu primeiro CD, intitulado “Sonho de criança”, experiência que repetiu em 2014 com a edição de um CD acompanhado de um DVD com imagens das suas atuações.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE