Vamos

É-Aqui-in-Ócio estreia espetáculos únicos e recebe a 5ª Punkada

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 01-09-2025

O Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio regressa à Póvoa de Varzim, distrito do Porto, a 22 de setembro e, durante 13 dias, oferece artes performativas com teatro, dança e música, propondo refletir sobre saúde mental.

PUBLICIDADE

publicidade

A 16.ª edição do Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio vai dar voz às pessoas que sofrem de doença mental e arranca precisamente com “Mesa de Reflexão I: Os atores na Memória: Teatro, Alzheimer e outras demências”, para debater a temática da saúde mental no Espaço d’Mente da Varazim Teatro, destacou Eduardo Faria, diretor artístico do festival, em entrevista telefónica à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos falar do vasto tema da saúde mental, procurando contribuir para uma reflexão alargada em torno da mente humana, da neurodivergência, da doença mental, da deficiência intelectual e também da saúde mental que parece fugir face aos desafios deste nosso mundo. Um festival que procura através da Arte a sensibilização, a desestigmatização e a visibilidade para uma temática incontornável”, lê-se no dossiê de imprensa entregue à comunicação social.

“Gabo”, da companhia Dançando com a Diferença, é um “espetáculo de dança infantojuvenil e familiar onde as diferenças são colocadas em evidência para que todas as pessoas possam fazer a sua própria análise”. O espetáculo sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett no dia 23 de setembro, e é um dos destaques selecionados por Eduardo Faria.

O diretor artístico assinala, todavia, que a 16.ª edição do festival tem uma “pré-abertura” no dia 21 de setembro com o espetáculo de teatro visual “Sómente”, no Passeio Alegre.

“É uma peça de teatro sem diálogos. Somente é o retrato de um homem que permaneceu jovem de coração, mas que está preso num corpo desgastado pela passagem do tempo”.

Eduardo Faria afirma que todo o “festival é forte”.

Questionado pela Lusa para selecionar outros espetáculos da programação, o diretor artístico refere “Emocionalmente, vivir con dislexia y TDAH”, da companhia Projeto Emocionalmente, oriundo de El Salvador e que sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett em 24 de setembro.

“Emocionalmente” é um “monólogo baseado na experiência pessoal de Alicia Chong, atriz da geração do pós-guerra de El Salvador, que aos 12 anos recebeu um diagnóstico que dizia: ‘dislexia, TDAH e inteligência abaixo do normal'”, refere a sinopse.

A 5ª Punkada, banda da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, atua no dia 26 de setembro, no Cine-Teatro Garrett. A banda apresenta o álbum “Deserto de Amor”, e o espetáculo tem entrada livre e é para maiores de seis anos de idade.

“O avô tem uma borracha na cabeça”, da companhia de teatro Certa, com texto de Rui Zink, é uma peça de teatro familiar para maiores de três anos e que se estreia no dia 28 de setembro, no palco do Cine-Teatro Garrett.

Conta a história da amizade entre um avô que vai perdendo a memória e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura.

“Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento”, lê-se na sinopse da obra.

“Palavras Encadenadas”, da companhia Palabras, é o espetáculo de teatro que encerra o festival em 04 de outubro, e que vem de Buenos Aires, Argentina.

Classificado no género “’thriller’ psicológico”, a peça aborda a questão da verdade ser “falseável”.

“A máscara torna-se realidade. Loucura e sanidade confundem-se. Assim como vítima e algoz”.

O filme “Memórias de um Caracol”, de Adam Eliot, a peça de teatro “A loucura é o mais credível Oráculo”, da companhia portuguesa Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, “Hugo”, da companhia Os Náufragos Teatro (Corunha, Galiza/Espanha), e “Paraíso”, da companhia Teatro del Astillero (Madrid/Espanha), são outros espetáculos do É-Aqui-in-Ócio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE