Coimbra

Durão em Cantanhede para receber medalha e dizer que desemprego é “principal praga” na UE

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-04-2014

 O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, disse hoje em Cantanhede, Coimbra, que o desemprego é a “principal praga” na economia europeia e assume “níveis inaceitáveis” em Portugal e noutros países europeus.

PUBLICIDADE

Discursando numa sessão na autarquia local, após ter recebido a medalha de ouro do município, Durão Barroso aludiu aos mais de 351 mil milhões de euros disponíveis, a nível global na União Europeia, no próximo quadro comunitário, para ajudar ao crescimento das economias e à promoção do emprego.

“Esta é a principal praga que temos hoje na economia europeia, o desemprego. E este desemprego, em Portugal e noutros países europeus, não em todos porque houve diferença de políticas, assume níveis inaceitáveis”, afirmou Durão Barroso.

PUBLICIDADE

O presidente da CE frisou que a prioridade, hoje, na Europa, e também em Portugal passa por “mobilizar todos os instrumentos possíveis para voltar a um crescimento sustentável”.

“Não nos deixemos distrair em relação aos objetivos principais, crescimento e emprego”, sustentou Durão Barroso, lembrando que Portugal e outros países, por causa dos “desequilíbrios acumulados” ao longo de muitos anos “não terão margem, sozinhos, para fazer investimento público” sem fundos europeus.

PUBLICIDADE

publicidade

“O investimento público que vem da Europa é o essencial nos próximos anos. Se não for bem aplicado é uma oportunidade que é desperdiçada”, avisou.

Segundo Durão Barroso, Portugal poderá receber cerca de 25 mil milhões de euros de fundos estruturais no próximo quadro 2014/2020 e, apesar de ter ressalvado que o acordo de parceria ainda está a ser negociado entre as autoridades portuguesas e a União Europeia, anunciou que o programa operacional para a Região Centro deverá ter uma dotação total de 2,7 mil milhões de euros “mais 600 milhões de euros do que no período anterior”.

Definiu, a esse propósito o apoio dos fundos estruturais às regiões como “solidariedade europeia”.

“Sei bem que por causa das dificuldades que o país tem vindo a conhecer, hoje em dia não se associa União Europeia a solidariedade, mas isso não é justo”, argumentou.

O presidente da Comissão Europeia inaugura hoje em Cantanhede, no Biocant Park, o “UC Biotech”, edifício da Universidade de Coimbra que reúne investigadores na área da biotecnologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE