Coimbra

Duques de Coimbra investidos como Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel

António Alves | 5 meses atrás em 19-11-2023

Os Duques de Coimbra vão ser investidos Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel. A entronização de Maria Francisca e Duarte de Sousa Araújo Martins ocorre durante uma missa que será celebrada na Igreja da Rainha Santa Isabel durante uma visita que o casal vai fazer à cidade entre os dias 2 e 4 de dezembro.

PUBLICIDADE

O convite para esta visita ocorreu no dia do casamento real ocorrido no passado dia 7 de outubro. No primeiro dia (2 de dezembro), os Duques de Coimbra vão encontrar-se com o Bispo D. Virgílio Antunes e participam no “Almoço de Conjurados” no Hotel Quinta das Lágrimas e na homenagem junto ao túmulo de D. Afonso Henriques na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, promovida pela Grã Ordem Afonsina de Guimarães.

Por confirmar neste dia está a participação de Maria Francisca e Duarte de Sousa Araújo Martins na conferência sobre o tema “Papel da Igreja na História da Fundação de Portugal” na Câmara Municipal de Coimbra. Saul António Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Padre André Maurício Reis da Silva e o bracarense Rui Ferreira são os oradores.

PUBLICIDADE

No domingo, 3 de dezembro, serão investidos como Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel antes da Missa, integrando depois o cortejo solene de entrada na Igreja desde o Coro Baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Depois de almoço, têm agendada uma audiência com as Irmãs do Carmelo de Santa Teresa (onde viveu e morreu a Irmã Lúcia, vidente de Fátima), uma visita ao Convento de Santa Clara-a-Nova e terminam o programa do segundo dia com um concerto na Igreja da Rainha Santa Isabel pela Orquestra Clássica do Centro.

O último dia da visita (4 de dezembro) será preenchido com audiências na Câmara Municipal de Coimbra e na Reitoria da Universidade de Coimbra e visitas guiadas à Igreja do Mosteiro de Santa Cruz (fundada por S. Teotónio, o primeiro Santo português e primeiro Cónego português do Santo Sepulcro de Jerusalém) e aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I e à Universidade de Coimbra (Capela, Biblioteca Joanina e Sala dos Capelos).

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que os pais da Duquesa de Coimbra, Maria Francisca – os Duques de Bragança, Dom Duarte e Dona Isabel – são Irmãos da Confraria da Rainha Santa Isabel. Todos os anos têm vindo a Coimbra no dia da Solenidade de Santa Isabel de Portugal (4 de Julho), acompanhados pelas Damas da Real Ordem de Santa Isabel e respetivas famílias, mandando celebrar na Igreja da Rainha Santa Isabel a Missa da tarde desse dia da Solenidade, em louvor da excelsa padroeira da cidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE