Crimes

Dupla de senhoras detida por burla milionária em criptomoedas

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 25-02-2026

A Polícia Judiciária, desenvolveu uma operação, na qual foram detidas, nas localidades de Valongo e Avintes, duas mulheres, pela co-autoria de vários crimes de branqueamento e burla qualificada, relacionados com a utilização de criptoativos, lesando dezenas de cidadãos num valor global de mais de dois milhões de euros.

PUBLICIDADE

A investigação, conduzida pela Diretoria do Norte, apurou que as suspeitas, ao longo dos últimos dois anos, a troco de contrapartidas, atuando em articulação com outros intervenientes, delinearam um esquema, através do qual procederam à colocação e dissipação de quantias que ascendem a mais de um milhão e meio de euros, num caso, e a mais de quinhentos mil euros, no outro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Em especial durante o ano de 2024, procederam de forma reiterada à abertura de dezenas de contas bancárias que utilizaram para nelas receberem quantias que as vítimas acreditavam versar sobre investimentos em criptoativos.

Em ambos os casos, além de contrapartidas não apuradas, faziam uso de tais quantias em proveito próprio, utilizando-as nas suas despesas correntes.

Com o bloqueio das suas contas, ambas acabaram por instrumentalizar familiares, nomeadamente filhos, para que procedessem à abertura de contas bancárias para, assim, perpetuar a atividade delituosa.

A partir de tais contas e para ocultar a origem ilícita de tais proventos, procederam a múltiplas transferências para outras, em regra sediadas em instituições financeiras fora do país, nas quais operavam depois a sua dissipação, nomeadamente com a aquisição de criptomoeda.

A investigação apurou, até ao momento, a participação de uma das arguidas em 19 burlas. Quanto à segunda arguida, são já 31 as vítimas deste esquema fraudulento, tendo recebido mais de metade do dinheiro assim falsamente angariado.

No âmbito das diligências desenvolvidas, designadamente buscas, foi apreendido diverso material informático, dezenas de cartões e informação bancários.

As detidas, de 52 e 51 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE