Coimbra

Dueceira regista “forte adesão” aos apoios +CO3SO para mais emprego e empreendedorismo social

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-09-2020

A Dueceira, Grupo de Ação Local da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares revelou hoje que recebeu 86 candidaturas na primeira fase de concurso ao Sistema de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo +CO3SO Emprego,  nas componentes Interior e Empreendedorismo Social.

PUBLICIDADE

Segundo nota da Dueceira, a que preside Luís Antunes, as candidaturas “demonstram capacidade de resposta, dinamismo e resiliência para enfrentar o relançamento da economia local, neste período covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

O +CO3SO Emprego é implementado e gerido pelo GAL DUECEIRA nos concelhos de Lousã,  Miranda do Corvo e  Vila Nova de Poiares, através do Portugal2020 e Centro2020 -Programa Operacional Regional do Centro e, desde o seu lançamento em Julho último, que obteve uma grande aceitação das comunidades locais, perante a oportunidade que se coloca através deste Sistema de Apoios para relançamento e/ou consolidação das empresas e entidades sobretudo no âmbito da actual conjuntura COVID19.

Foram 86 as candidaturas submetidas por empresários em nome individual, sociedades empresariais, associações privadas sem fins lucrativos e Instituições particulares de solidariedade social às duas tipologias de incentivos. Para a tipologia Interior candidataram-se 81 e Empreendedorismo Social 5 ao –num total de montante proposto de aproximadamente de 10 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Aliás, foi exactamente este volume de candidaturas que levou à suspensão, pela Autoridade de Gestão do Centro2020, da 2ª. Fase de submissão de candidaturas que estava prevista até meados de Novembro, uma vez que o montante candidatado ultrapassa em mais de 1000% a dotação disponível nos Avisos.

Decorre agora a fase de apreciação de candidatura, “processo que se pretende célere” e perante este panorama, o presidente de Direcção da Dueceira, Luís Antunes, considera “expectável que sejam inúmeras as candidaturas que tenham condições de aprovação pelo seu interesse, pertinência e qualidade. Contudo, perante a dotação disponível nos Avisos, acreditamos que bastantes tenham de ser decididas na suposição de um reforço financeiro do Sistema de Apoio.

O presidente também autarca da Lousã, afirma que o reforço financeiro “ foi um compromisso várias vezes assumido publicamente pela tutela”, pelo que na Dueceira se se consideram “confiantes de que todos os projectos válidos possam ser efectivamente apoiados, de modo a que se cumpram os objectivos definidos com esta iniciativa e que se traduzem na alavancagem e consolidação da economia local, na fixação da população e na valorização dos postos de trabalho das nossas empresas e instituições”.

O +CO3SO EMPREGO é um instrumento de apoio financeiro que em conjugação com a Estratégia de Desenvolvimento Local preconizada pelo GAL Dueceira visa dinamizar a Economia Local dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. Este Sistema de Incentivos confere apoios, na sua componente Interior, para criação de emprego associado a 1 projecto de investimento para a criação ou expansão de micro e pequenas  empresas ou, na componente Empreendedorismo Social, para a concretização de 1 projecto de índole social.

Os incentivos a conceder permitem a comparticipação integral dos custos directos com os postos de trabalho criados englobando a remuneração base e as despesas contributivas da responsabilidade da entidade empregadora, de acordo com os limites fixados nos normativos, durante um período máximo de 36 meses, a que acresce uma taxa fixa de 40% para financiar outras despesas associadas à criação dos postos de trabalho… São apenas elegíveis contratos sem termo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE