Região

PROVE na Dueceira

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-11-2022

Decorreu esta terça-feira, 8 de novembro, no Auditório do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques na Lousã, a sessão de lançamento do projeto de cooperação interterritorial “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, através do qual se efetuou a divulgação do modelo PROVE no território da Dueceira.

PUBLICIDADE

O PROVE é o circuito curto agroalimentar com maior sucesso em Portugal. Configura-se como uma abordagem inovadora que potencia uma economia de proximidade, mais solidária e equilibrada, estimulando o empreendedorismo em meio rural, a autonomia e a capacitação dos produtores agrícolas em que se consegue identificar a origem dos produtos, os quais têm um “rosto” e uma “voz”, criando-se laços de confiança e amizade entre quem produz e quem consome.

O evento foi bastante participado, contando com a presença para além de produtores, agricultores do território, de associações do sector e técnicos locais das entidades com interesse e trabalho na área.

PUBLICIDADE

A intervenção do Diretor Regional da Agricultura e Pescas da Região Centro, Fernando Martins focou-se na importância do trabalho de proximidade dos GAL e do seu papel na dinamização dos circuitos curtos agroalimentares numa conjuntura de crise em que urge regressar aos métodos tradicionais de comercialização.

O GAL DUECEIRA no seu papel de entidade anfitriã reforçou a importância de criar elos favorecendo o trabalho colaborativo entre os agentes locais numa ação que visa a valorização da atividade agrícola, o aumento dos rendimentos dos agricultores, a reeducação alimentar dos consumidores através de uma alimentação mais saudável e sustentável e o combate ao desperdício alimentar. Objetiva-se com o presente projeto a criação do Cabaz PROVE das Terras da Chanfana.

PUBLICIDADE

publicidade

Os representantes da ADER-SOUSA, Sousa Guedes e o produtor Pedro Barbosa, responsáveis pela disseminação do modelo PROVE efetuaram a sua apresentação e, na prática, como este é concretizado no terreno.

Finalmente, foram apresentadas boas práticas locais, nomeadamente os projetos “Mercadinho Fora d’Horas” pela ACTIVAR/CLDS e “Coisas da Quinta” pela ARCIL. Também presente a Aflopinhal, entidade que localmente apoiará a Dueceira na implementação do projeto nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

A iniciativa é apoiada no âmbito do PDR2020- Programa de Desenvolvimento Rural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE