Coimbra

Dueceira envolvida em projecto piloto para produção de BIOProdutos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-03-2020

Uma delegação, em representação da Dueceira e do seu território, esteve recentemente em Espanha – mais propriamente entre 5 e 6 de Março em Alcalá de Henares nas proximidades de Madrid – para participar no Comité de Acompanhamento e Reunião da Parceria do Projecto-Piloto LignoBio.

PUBLICIDADE

O encontro contou igualmente com a presença da Responsável da Comissão Europeia em Espanha do Programa de Iniciativa Comunitária LIFE Ambiente.

Esta delegação foi composta para além do Director e também Presidente do Município de Vila Nova de Poiares, da Coordenadora da Dueceira e Vereadores e Técnicos Florestais das Câmaras de Poiares e Lousã. LIGNOBIO trata-se de um Projecto-Piloto que pretende a demonstração da viabilidade ambiental, técnica e económica para o desenvolvimento industrial e comercialização de bioprodutos hipocarbónicos de origem orgânica – resíduos florestais e agrícolas / biomassa – aos quais é acrescentado valor, mediante um processo inovador de pirólise – conversão termoquímica assistida por micro-ondas.

PUBLICIDADE

Entre outros produtos já em fase final de teste a produção de bioherbicida, biobetão e carvão vegetal os quais terão aplicabilidade nas propriedades agrícolas e florestais, faixas de protecção viária, caminhos rurais, etc. e que pretende-se que se assumam como fundamentais para a defesa da floresta e da paisagem rural, a diminuição dos riscos de incêndios e ainda como nutrientes para os solos.

Nesta deslocação foi possível verificar o desenvolvimento dos testes em laboratório, fábrica e terreno. Para breve, os primeiros testes no nosso território numa expectativa da sua eficácia para o aproveitamento dos desperdícios florestais, limpeza de ervas e matos de ajardinamentos, caminhos, passeios urbanos e faixas rodoviárias e incremento da qualidade dos solos agrícolas.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de uma iniciativa apoiada em 60% pelo PIC LIFE Ambiente e coordenada pela Fundación General Universidade de Alcalá (*), envolvendo parceiros de Portugal e Espanha, entre Associações de Desenvolvimento Local/GAL (de Portugal: Dueceira e Douro Histórico e de Espanha: AdaSur; Institutos de Investigação e empresas.

Do território estão ou serão envolvidos neste projecto que dá agora os primeiros passos a AfloPinhal – Associação Florestal do Pinhal; o CBE – Centro da Biomassa para a Energia, os Baldios e Cooperativas Agrícolas e, naturalmente, os Municípios dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE