Região

Duceira traz sementes de esperança para a Serra da Lousã após incêndios

Notícias de Coimbra | 31 minutos atrás em 22-10-2025

Na sequência dos incêndios que, em agosto de 2025, devastaram a Serra da Lousã e causaram um forte impacto negativo no território, a Dueceira, Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, considerou essencial prestar apoio às organizações que, ao longo dos anos, têm trabalhado com dedicação na preservação da floresta local.

Entre estas entidades destacam-se a Lousitânea, Liga dos Amigos da Serra da Lousã, e a Comunidade Local dos Baldios de Vilarinho, cujo compromisso com a recuperação ambiental tem sido exemplar.

Esse apoio concretizou-se na cedência de materiais fundamentais para ações de reflorestação, nomeadamente 1600 kg de substrato orgânico e 180 placas de cuvetes, cada uma com 28 recipientes destinados à plantação de sementes.

PUBLICIDADE

Apesar de simbólico, o apoio representa a mensagem que a Duceira deseja transmitir de reconhecimento e solidariedade para com estas organizações sem fins lucrativos que, diariamente, assumem a responsabilidade de cuidar do meio-ambiente.

“Pretende-se que os materiais proporcionem condições para a sementeira de, no mínimo, 5.040 pés de plantas de espécies autóctones, tais como, castanheiros, carvalhos, nogueiras, medronheiros, azereiros, entre outras, indo ao encontro da nossa responsabilidade social em construir um mundo melhor, em alinhamento com a protecção da Natureza, escrevem numa nota enviada ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE