Coimbra

DS Automobiles revela coleção de moda ambientalmente consciente

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-03-2021

A “DS CONSCIOUS COLLECTION” representa uma nova demonstração das pesquisas realizadas pela DS Automobiles como parte do conceito “Future Craft”. Essa filosofia visa criar materiais inovadores e tecnológicos, de elevado requinte. Ao longo de vários anos, o conceito “Future Craft” tem assumido diferentes formas, seja através do tecido técnico trançado em microfibra trimatéria, que incorpora uma infinidade de fios transparentes que permite gerar uma luz ambiente ao interior do ‘concept’ DS AERO SPORT LOUNGE, quer pelos elementos em titânio impressos em 3D presentes nos modelos de série.

PUBLICIDADE

O conceito “Future Craft” pretende desafiar ideias preconcebidas com vista a projetar a marca para o futuro. É uma estratégia de desenvolvimento sustentável específica da DS Automobiles, onde o ‘savoir-faire’ artesanal e a inovação se interligam para promover materiais e processos inovadores que melhorem o impacto ambiental.

Composta por quatro peças de roupa unixexo, esta coleção-cápsula inédita foi criada em colaboração com a marca emergente EGONlab e com o estúdio londrino de pesquisa e inovação Post Carbon Lab. Apresentada na “Semana de Moda de Paris”, no programa “Moda Feminina Outono/Inverno 2021/2022”, a coleção-cápsula conceptual consiste num ‘bomber jacket’ de inspiração parisiense, uma gabardina e duas ‘t-shirts’, desenhados exclusivamente para a DS Automobiles pela EGONlab, peças de vestuário que contam com elementos dotados de uma camada de tratamento fotossintético, aplicada pelo Post Carbon Lab, capazes de absorver dióxido de carbono da atmosfera.

PUBLICIDADE

Este acabamento fotossintético consiste numa camada de algas vivas, colocadas no tecido das peças de vestuário, capaz de absorver dióxido de carbono e de libertar oxigénio, transformando carbono em glucose. Durante os processos de tingimento e acabamento, que decorreram ao longo de dez semanas, as quatro peças absorveram 1452 gramas de CO2, a mesma quantidade que um típico carvalho de seis anos absorve num período aproximado de seis meses.

 

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos extremamente entusiasmados por desvendar esta coleção eco-responsável por ocasião da ‘Paris Fashion Week’. O estilo ‘premium’ e a inovação estão na vanguarda da DS Automobiles, sendo que ambas acreditamos que devem andar lado a lado, enquanto trabalhamos com vista a um futuro mais sustentável, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras. Esta iniciativa é apenas um exemplo da multitude de projetos que pretendemos apresentar ao longo do ano e que merecem a nossa reflexão. Esta coleção é espelho da nossa abordagem inovadora de utilização de novas técnicas e materiais, sublinhando o nosso espírito ‘avant-garde’”, refere Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles.

Marca emergente de moda francesa, a EGONlab foi cofundada e é liderada por Florentin Glemarec e Kévin Nompeix. Os seus ‘designs’ são inspirados por movimentos artísticos e pela sociedade moderna, criando moda performativa que presta homenagem a grandes revolucionários do nosso tempo. 

“Estamos muito felizes por termos trabalhado com a DS Automobiles e com o Post Carbon Lab para criar esta coleção única. Inspirámo-nos na cidade de Paris e no espírito forte dos seus residentes e isso deixou-nos entusiasmados por trabalhar com novos materiais e técnicas. O ‘bomber jacket’ (‘Green Bomber’) e a gabardine (‘Power Susteinable Dreams’) são parcialmente cobertos pelo acabamento fotossintético, enquanto as ‘t-shirts’ (‘Lead The Charge’) foram integralmente revestidas com o acabamento especial. Gostamos muito do resultado final de cada uma das peças e do quão acessíveis são para as pessoas que desejam passar uma mensagem e reduzir a sua pegada ambiental”, explicam Florentin Glemarec e Kévin Nompeix, Diretores Executivos e Artísticos da EGONlab.

Fundado pelos investigadores Dian-Jen e Hannes Hulstaert, o Post Carbon Lab é um estúdio de investigação e design multidisciplinar com um grande foco na sustentabilidade e numa abordagem ‘verde’ do quotidiano. Os seus tratamentos microbianos permitem que os tecidos e peças de vestuário sirvam um propósito ecológico e que respondam ao mundo à sua volta.

“Trabalhar em conjunto com a DS Automobiles e com a EGONlab foi uma grande oportunidade de testar a nossa nova tecnologia e de unir os dois mundos da moda, a inovação e uma vida ecológica, algo que nos esforçamos por providenciar à nossa audiência metropolitana. Claramente, enquanto marcas individuais, partilhamos todos uma paixão pela utilização de tecnologia avançada e por trabalhar na direção de um futuro sustentável. Colaborámos com a EGONlab no acabamento dos materiais utilizados na coleção conceptual, utilizando os nossos processos microbiológicos. É um tratamento que recorre a um acabamento com algas vivas, consistindo em várias camadas de microrganismos fotossintéticos capazes de transformar o dióxido de carbono em oxigénio. O processo de acabamento, no geral, demorou entre sete a dez semanas”, explicam Dian-Jen e Hannes Hulstaert, Cofundadores do Post Carbon Lab.

Este pequeno vídeo realizado em Paris, entretanto desvendado pela DS Automobiles, apresenta o desfile das peças junto aos mais recentes modelos da gama DS.

A atual gama da DS Automobiles compõe-se de quatro modelos, todos eles disponíveis em versões eletrificadas, sob a assinatura E-TENSE: o DS 7 CROSSBACK E-TENSE (híbrido ‘plug-in’) e o DS 3 CROSSBACK E-TENSE (100% elétrico), propostas que se verão, já este ano, complementadas pelos novos DS 9 E-TENSE e DS 4 E-TENSE (híbridos ‘plug-in’). Em 2025, todos os novos modelos da DS Automobiles serão exclusivamente disponibilizados em versões eletrificadas.

A marca DS Automobiles é representada por Automóveis do Mondego, com sede em Coimbra (Antanhol), empresa familiar fundada em 24 de dezembro de 1945.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE