Desporto

Dragão derrota Briosa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-04-2014

O FC Porto venceu hoje a Académica, por 3-1, com dois golos de Jackson Martinez e um de Ghilas, em jogo da 26.ª jornada da I Liga de futebol, marcado pela substituição ao intervalo, por lesão, do árbitro Manuel Mota.

PUBLICIDADE

Jackson Martinez, aos 04 e 39 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e Ghilas, aos 24, foram os marcadores dos golos da vitória tranquila dos “dragões”, Marcos Paulo reduziu na segunda parte para a Académica, aos 53 minutos.

Com os olhos postos no jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, em Sevilha, o FC Porto poupou algumas peças frente à Académica, deixando no banco Danilo, Carlos Eduardo e Quaresma, por troca com Ricardo, Quintero e Ghilas.

PUBLICIDADE

A Académica, por seu lado, subiu ao relvado do Dragão sem o castigado Djavan e Diogo Valente, que cederam os seus lugares no “onze” a Paulo Grilo, que se estreou a titular depois de ter sido chamado para o jogo com o Vitória de Guimarães, e Ivanildo.

Na primeira incursão ofensiva à área dos “estudantes”, o FC Porto chegou à vantagem por Jackson Martinez, aos quatro minutos, com um desvio de cabeça a um centro de Ghilas, na sequência de uma jogada iniciada por Héctor Herrera.

PUBLICIDADE

publicidade

A Académica “tremeu” mas não caiu com o golo sofrido a frio e podia mesmo ter chegado ao empate por Salvador Agra, aos 11 minutos, com um remate que fez a bola embater no poste esquerdo da baliza do FC Porto, após desvio de Fabiano.

O árbitro Manuel Mota, aos 12 minutos, caiu no relvado após choque com um jogador da Académica e teve que ser assistido pela equipa médica dos “dragões”, numa imagem pouco habitual mas não inédita durante os jogos.

Aos 22 minutos, o atrevimento da Académica voltou a produzir um lance de perigo para a baliza do FC Porto, tendo o guarda-redes Fabiano negado o golo do empate a Makelele, após cruzamento de Ivanildo.

Recorrendo a processos simples nas transições, com poucos toques de bola, o FC Porto dilatou a vantagem por Ghilas (2-0), aos 24 minutos, com o argelino a finalizar com ângulo apertado uma jogada de entendimento com Jackson Martinez.

O encontro entrou numa toada morna até aos 34 minutos, altura em que Salvador Agra, lançado por Ivanildo, voltou a criar perigo através de um remate que errou por pouco a baliza defendida por Fabiano.

O FC Porto voltou a reagir ao atrevimento dos “estudantes” com novo golo, o segundo de Jackson Martinez, aos 39 minutos, na conversão de uma grande penalidade a castigar derrube de Makelele a Quintero, que elevou a vantagem para 3-0.

Após a substituição do árbitro Manuel Mota por Ricardo Coimbra ao intervalo, por lesão, que provocou um ligeiro atraso no reatamento da partida, as ocasiões de perigo rondaram ambas as balizas, quer por Marcos Paulo quer por Ghilas.

A Académica reduziu a desvantagem por intermédio de Marcos Paulo (3-1), aos 53 minutos, com um remate colocado a “fugir” ao guarda-redes Fabiano, e no minuto seguinte foi Salvador Agra a ver Abdoulaye a cortar uma situação de perigo.

Aos 60 minutos, prosseguindo o plano de poupança controlada para Sevilha, o treinador Luís Castro fez uma dupla substituição, fazendo entrar Danilo e Quaresma por troca com Alex Sandro e Varela, e alguns minutos volvidos trocou Ghilas por Josué.

O recém-entrado Josué, aos 70 minutos, escorregou e caiu quando seguia com perigo para a área da Académica e aos 75 foi a vez de Fabiano evitar, na linha de baliza, o golo de Rafael Lopes, num lance em que os “estudantes” estiveram muito perto de marcar.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Académica, 3-1.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Jackson Rodriguez, 04 minutos.

2-0, Ghilas, 24.

3-0, Jackson Martinez, 40 (grande penalidade).

3-1, Marcos Paulo, 53.

Equipas:

– FC Porto: Fabiano, Ricardo, Reyes, Abdoulaye, Alex Sandro (Danilo, 60), Herrera, Fernando, Quintero, Varela (Quaresma, 60), Jackson Martinez e Ghilas (Josué, 68).

(Suplentes: Kadú, Danilo, Quaresma, Josué, Licá, Carlos Eduardo e Kelvin).

Treinador: Luís Castro.

– Académica: Ricardo, Marcelo Goiano, João Real, Halliche, Paulo Grilo (Marinho, 65), Fernando Alexandro, Makelele, Salvador Agra (Diogo Valente, 84), Marcos Paulo (Ogu, 71), Ivanildo e Rafael Lopes.

(Suplentes: Peiser, Aníbal Capela, Marinho, Manoel, Diogo Valente, Nuno Piloto e Ogu).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Manuel Mota (Braga) e Ricardo Coimbra (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Abdoulaye (45+2), Marcelo Goiano (80).

Assistência: 29.309 espetadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE