Vamos

Doze fotos de olhares e expressões corporais expostas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-11-2022

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) acolhe, a partir de 22 de novembro, a exposição de fotografia “Faces”, da autoria de Sofia Martins. Trata-se da primeira mostra de uma série de exposições itinerantes que a ESTeSC-IPC vai acolher ao longo deste ano letivo, com vista a dinamizar espaço escolar e dar a conhecer novos talentos das áreas das artes plásticas e da fotografia.

PUBLICIDADE

A exposição vai estar patente no hall principal da Escola, até ao dia 17 de dezembro. “É uma zona de grande circulação, onde já tínhamos algumas fotografias relativas à vida académica de Coimbra e que pensámos agora em potenciar de outra forma”, justifica o Presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo. “Apesar de sermos uma Escola de Saúde – sem relação direta com o universo artístico – faz parte da missão de qualquer instituição de ensino superior estimular o pensamento crítico e o contacto com outras formas de pensar e ver a realidade”, acrescenta.

A fotógrafa Sofia Martins é a primeira convidada da “galeria” ESTeSC-IPC. A exposição “Faces” apresenta uma seleção de 12 fotografias de retrato, que atestam o interesse da autora pela fotografia encenada e por narrativas pouco lineares. As fotografias exploram as inúmeras possibilidades da anatomia humana, que pode ir desde olhares e expressões a movimentos ou quaisquer outros processos de comunicação – e, sobretudo, de criação – que o corpo possa adquirir e revelar.

PUBLICIDADE

Licenciada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e a realizar mestrado em Fotografia, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Sofia Martins trabalha essencialmente com fotografia encenada, fine art, retrato e documentário. Movimenta-se também nas áreas da música e do cinema, tendo realizado, em 2019, a sua primeira curta-metragem, “Intocável”.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE