Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Dormir protege o sistema imunitário

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-03-2020

No Dia Mundial do Sono, que assinala esta sexta-feira, 13 de março, a Associação Nuvem Vitória apresentou os resultados de um inquérito lançado na plataforma QueroDormir.

PUBLICIDADE

O questionário, criado para determinar o nível de sonolência da população e onde participaram mais de 2 mil pessoas, avaliou a probabilidade de uma pessoa adormecer em diferentes momentos do dia: sentada a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo.
 
Os resultados mostram que os níveis de sonolência diurna estão no limite do saudável.


“Nesta análise, percebemos ainda que a elevada sonolência diurna, embora comum às diferentes faixas etárias, aparece com maior frequência em grupos etários mais jovens (55,8%)”, revela a psicóloga do sono e voluntária da Nuvem Vitória, Teresa Rebelo Pinto.
E acrescenta: “temos níveis de sonolência muito elevados e há algumas pessoas que dizem que dormem bem porque adormecem em qualquer sítio. Mas isso não é dormir bem, é sinal de má qualidade do sono ou de uma perturbação do sono”.
 
Além disso, e no contexto da pandemia atual, a Associação alerta para a importância de se dormir as horas recomendadas por noite. Isto porque uma boa higiene do sono ajuda a que o sistema imunitário se mantenha forte, ajudando na proteção contra problemas de saúde.
 
A Associação Nuvem Vitória trabalha para melhorar o sono das crianças internadas nas pediatrias nacionais, levando, todas as noites, histórias de embalar que ajudam a acalmar e a preparar a hora do sono.

PUBLICIDADE

publicidade

“No contexto atual, decidimos suspender a nível nacional todas as atividades de voluntariado, por respeito às crianças, cuidadores e pessoal hospitalar e para proteção do nosso trabalho futuro. Mas vamos continuar a levar histórias de embalar a todo o país: todas as noites podem ver e ouvir uma destas histórias nas redes sociais da Nuvem Vitória, sempre lida pelos voluntários que têm, naturalmente, formação para contadores de histórias”, explica a Presidente da Associação Nuvem Vitória, Fernanda Freitas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com