Coimbra

“Dorme no carro” e acabou ferida após despiste: Vizinha pede ajuda para mulher em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 16 minutos atrás em 30-12-2025

Uma mulher, de 69 anos, ficou ferida após um despiste ocorrido esta terça-feira, 30 de dezembro, por volta das 13:00, na Rua Corpo de Deus, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A viatura embateu em vários muros, de ambos os lados da via, acabando por ficar imobilizada no local, como foi possível observar nas imagens recolhidas pelo Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

A vítima, residente na própria rua, foi assistida no local e transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra. As circunstâncias exatas do acidente ainda não são totalmente claras, havendo relatos de que o carro terá estado imobilizado no local desde a manhã.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, Celeste, vizinha da vítima, revelou uma situação preocupante que se arrasta há vários meses. “Já há vários meses que ela dorme dentro do carro. Faz as necessidades fisiológicas na rua. O carro é só lixo, tem lixo quase até ao teto”, afirmou.

Segundo a vizinha, a sexagenária não se encontra numa situação de carência económica, tendo inclusive património na própria Rua Corpo de Deus. “Ela não tem necessidade. Tem aqui um prédio na rua. Trabalhou no hospital […] Não tinha necessidade de chegar a este ponto”, disse.

Celeste considera que o agravamento da situação coincidiu com perdas familiares recentes. “Piorou depois da morte da mãe, sim, e do companheiro também. Eles andavam sempre os dois”, relatou.

A vizinha defende que a mulher necessita de acompanhamento psicológico urgente. “Ela precisa de apoio psicológico. Uma pessoa como ela era e o que está a fazer agora… dorme toda a noite no carro, com a música nas alturas. Isto não é normal”, sublinhou.

O acidente terá ocorrido após várias manobras descontroladas, com testemunhos a indicar que a viatura embateu primeiro de um lado e depois do outro, acabando por ficar imobilizada no largo da rua.

O acidente envolveu uma viatura ligeira que embateu num carro estacionado e na fachada de um edifício, tendo a vítima sido posteriormente transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, António Rosa, chefe dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, explicou que os meios de socorro foram acionados pouco depois da uma da tarde. Segundo o responsável, no interior do veículo seguia uma mulher idosa, residente na própria rua.

“No interior circulava uma idosa, de 69 anos, residente aqui na Rua Corpo de Deus”, precisou. O despiste ocorreu quando a viatura seguia no sentido descendente da rua. “Tudo indica que a senhora circulava nesta rua, no sentido descendente, quando acabou por embater numa viatura já estacionada e na fachada deste edifício”, explicou.

Apesar do impacto, a vítima não apresentava ferimentos visíveis graves. “Falamos de um ferido leve. A senhora não tinha sinais evidentes de colisão ou choque, nem ferimentos visíveis”, afirmou o chefe dos Sapadores.

De acordo com António Rosa, a mulher faz medicação e existiam outros fatores de preocupação. “Segundo apurámos, a senhora pernoita inclusivamente na viatura e faz medicação. Por precaução e pelo seu estado emocional, entendemos que o transporte era o mais indicado”, acrescentou.

No local estiveram 16 operacionais desde da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários e Sapadores de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE