A primeira viagem oficial do Metrobus de Coimbra, que liga o Largo da Portagem ao Vale das Flores, contou com uma protagonista especial: a motorista Dora Francisco, de Miranda do Corvo, que se tornou a primeira mulher a conduzir este serviço.
“Abraçei esta profissão, aprendi a gostar, mas só fazia isto ao fim de semana, mais de turismo”, contou Dora. Sobre a transição para o Metrobus, explicou: “Foi uma mudança que eu quis fazer na minha vida, mudar de profissão. Foi uma questão pessoal e é muito gratificante ver este projeto a crescer cada vez mais.”
Dora destacou ainda a formação específica para conduzir o Metrobus: “Não foi nada complicado. Basta interiorizar algumas questões diferentes de conduzir numa via normal. A sinalização também é um bocadinho diferente, mas com tempo se aprende tudo. Devagarinho, com calma, tudo se faz.”
PUBLICIDADE
Sobre a emoção de ser a primeira a conduzir esta viagem inaugural, a motorista confessou: “Sinto-me orgulhosa ao mesmo tempo porque também sou a primeira mulher contratada e que está a fazer esta viagem experimental. Não deixa de ser um orgulho pessoal e também para toda a comunidade.”
Dora, motorista há seis anos, liderou assim a estreia do Metrobus, marcando o início de um serviço que promete maior mobilidade e conforto para os passageiros de Coimbra, numa fase preliminar gratuita até à expansão da linha até Serpins prevista para o final do ano.
PUBLICIDADE