Já sentiu como se tivesse uma pedra dentro do sapato ou um vinco na meia, mesmo quando não há nada lá? Este pode ser um sinal de neuroma de Morton, uma condição que afeta a região do metatarso, geralmente entre o terceiro e o quarto dedos do pé.
O neuroma de Morton é provocado pela compressão ou irritação crónica de um nervo interdigital, o que leva ao espessamento do tecido à volta do nervo. Isso causa dor intensa na planta do pé, frequentemente acompanhada de ardor, dormência ou comichão nos dedos afetados. Os sintomas tendem a piorar ao caminhar, usar certos tipos de calçado ou praticar atividade física, podendo surgir também inflamação e, em casos mais graves, deformações no pé.
PUBLICIDADE
As causas mais comuns, segundo a Forever Young, engloba sapatos apertados ou de salto alto comprimem os dedos e aumentam a pressão na zona metatársica, pessoas com pés planos, cavo, joanetes ou dedos em garra têm maior predisposição e atividades como a corrida ou desportos com impacto constante na parte da frente do pé aumentam o risco.
O diagnóstico precoce e o uso de calçado confortável e adequado podem evitar a progressão do problema. Em casos persistentes, podem ser necessários tratamentos como fisioterapia, infiltrações ou até mesmo cirurgia.
Se sente estes sintomas, o ideal é consultar um médico ortopedista ou um especialista em podologia. Um simples ajuste no calçado pode ser o primeiro passo para o alívio.
PUBLICIDADE