A dor nas pernas ao caminhar pode ser um sinal de uma doença grave.
Muitas vezes ignorada, este sintoma pode indicar a Doença Arterial Periférica (DAP), uma condição que aumenta até cinco vezes o risco de enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. Segundo o professor de cardiologia David Newby, a dor surge geralmente como um aperto ou cãibra nas pernas, especialmente durante a marcha, e é mais comum em fumadores e diabéticos.
A DAP consiste numa obstrução das artérias que reduz o fluxo sanguíneo para os tecidos, sendo semelhante à doença coronária, mas afetando as artérias periféricas. Entre os fatores de risco estão o sedentarismo, hipertensão, colesterol elevado, história familiar de doenças cardíacas e aneurisma da aorta abdominal.
PUBLICIDADE
O principal sintoma é a claudicação, ou seja, dor nas pernas ao caminhar que melhora com o repouso, mas também podem surgir dormência, fraqueza, pés frios ou pálidos, feridas que não cicatrizam, dor nos pés em repouso e, em casos graves, disfunção erétil.
O tratamento passa por mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, perder peso, controlar o colesterol e praticar exercício físico, podendo recorrer-se a medicação para dilatar as artérias ou a cirurgia, como bypass ou cateterismo, para restaurar o fluxo sanguíneo.
A detecção precoce é essencial, pois a DAP não tratada pode evoluir para gangrena e até exigir amputação de um membro, refere o Notícias ao Minuto.
PUBLICIDADE
