Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Doppo Gelataria festeja 1 ano com sabores irresistíveis! Quer provar?

António Alves | 10 meses atrás em 02-06-2023

A Doppo Gelataria assinala domingo, 4 de junho, o 1.º aniversário. As comemorações decorrem ao longo do dia na Praça do Comércio, em Coimbra. O novo sabor do mês de junho – Morango Balsâmico – e o sorvete de espumante bruto 100% Alvarinho serão as novidades.

PUBLICIDADE

Os parabéns serão cantados a partir das 17:00 e, de acordo com o mestre gelateiro Fernando Castelo Branco, servirá para agradecer aos clientes a consolidação deste projeto que sempre pretendeu transformar o modo como se olha para o gelado artesanal.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o responsável afirmou que este crescimento tem agora de ser consolidado com a “passagem” dos turistas que diariamente visitam a cidade. “Há aqui motivos suficientes para os turistas descerem à Praça do Comércio”, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo deste ano, o espaço de gelados artesanais de autor apostou na criação de sabores que têm surpreendido os clientes. Amêndoa e pistácio da Sicília; requeijão e figo caramelizado; abacate e lima e o recém-criado sorvete de espumante bruto 100% alvarinho juntam-se a sabores tradicionais como avelã, chocolate, morango e natas. 

Para além dos copos e cones, esta gelataria dispõe ainda de picolés artesanais, gelados em sanduíche de bolacha e bolos gelados. É ainda servido o gelado em forma de pavlova ou em brioche à moda siciliana. Todos estes doces podem ser apreciados  no interior ou na esplanada, estando disponíveis no serviço de takeaway em caixas compostáveis e reutilizáveis, pois é possível fazer o “refill” das caixas.

PUBLICIDADE

Para além do fabrico de gelados, que são confecionados com frutas de qualidade, a Doppo Gelataria é um espaço de referência para os apreciadores de café. A base do seu amplo e diverso menu de cafetaria é um café de origens selecionadas pelo torrador independente Niccolò Corallo. Para além do tradicional “espresso” podem também ser saboreados “cappuccinos”, “caffè latte”, “macchiato” ou gelado afogado em café ou chocolate quente a que os italianos chamam de “affogato”.

Os apreciadores de chá dispõem de uma variada oferta para todos os gostos. “Tem sido, de facto, uma aposta completamente ganha”, afirmou Fernando Castelo Branco. Neste domingo, os clientes vão poder provar um café “super especial” vindo especialmente de São Tomé e Príncipe.

Uma das novidades que o mestre gelateiro Fernando Castelo Branco quis incutir neste projeto foram as parcerias com a X-Cake (pavlovas), Pastelaria Penta (brioches), Arte e Flor (arranjos florais que alegram a loja) e Dona Paterna (gelado de espumante).

Recentemente, foi estabelecida uma parceria com a Cerâmica Antiga de Coimbra que permitiu criar um copo em grés para ser usado no serviço de algumas bebidas de café, chá e chocolate.

“Procurámos estabelecer parcerias com quem sabe mais do que nós e privilegiámos quem nos está mais próximo. Também aceitámos desafios de outros parceiros que, depois de concretizados, nos tornaram mais fortes”, afirmou o responsável.

Izakaya, Devaneio, Cozinha da Maria, Cervejaria Coral, Coola Boola, Tuu, Nest Collective e Loop foram algumas das empresas da Baixa de Coimbra com quem a Doppo criou relações de proximidade e interajuda, estando a desenvolver com algumas delas projetos de colaboração.

Neste ano de trabalho, foi possível criar um conceito que alia a arte à gelataria, através de exposições e criação de sabores exclusivos do Projecto Piccolino.

Este sábado, 3 de junho, é inaugurada a 6.ª mostra do Projeto Piccolino. Na sala, estarão expostos registros fotográficos, realizados no mês passado, na cidade dinamarquesa de Randers pelo fotógrafo Eduardo Basto. O autor, que nasceu em 1971, apresenta-se como uma “espécie de tradutor do abandono, o qual é interpretado com enquadramentos equilibrados, mas provocadores”. 

Recordamos que o estabelecimento é decorado com objetos de “animalização do reino vegetal” da autoria de Teresa Carrington. A artista tem dedicado a sua vida “para a negociação com objetos a fim de subverter suas inutilidades, seduzir com o ordinário, com elementos que todos observam e poucos absorvem”. Nesta exposição, a sua obra “remete a algo uterino enquanto flutua no intangível”, refere a Doppo.

O Projeto Piccolino motivou ainda o gerente Fernando Castelo Branco a dar a conhecer um novo sabor de gelado sempre que é inaugurada uma exposição. Em junho, o sabor escolhido é morango balsâmico. “Trata-se da junção do morango natural ao vinagre balsâmico”, afirmou.

Depois de décadas a trabalhar na área da Engenharia e na docência universitária, Fernando Castelo Branco criou este “polo de atração na Baixa de Coimbra”.

Veja o que pode encontrar na Doppo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com