Coimbra

Domingueiros apreciaram o “maior Queijo Rabaçal do mundo e do universo”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-04-2019

PUBLICIDADE

O maior queijo Rabaçal do mundo, com 65 kg, produzidos com 550 litros de ovelha e cabra foi hoje apreciado por quem foi ao Mercado do Queijo e dos Romanos, no Rabaçal, concelho de Penela.

No momento, o presidente da Câmara Municipal de Penela, agradeceu à Dona Alice, a produtora do “maior queijo Rabaçal do mundo e do universo”, que deu “para matar a fome a todos”. 

PUBLICIDADE

“Neste evento, procuramos juntar duas marcas mais distintivas ligadas ao Rabaçal: a romanização com o queijo”, sublinhou o presidente do município de Penela, com a finalidade de “alavancar a vertente do queijo e promover o património histórico e cultural” da vila romana.

O Mercado do Queijo e dos Romanos apresentou o famoso Queijo Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como os bolos, o vinho Terras de Sicó, azeite Sicó, mel e nozes, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

O certame pretende sensibilizar toda a sociedade para a arcaica atividade de pastorícia e da produção tradicional do Queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore.

As recriações históricas “chegada dos romanos” e “quotidiano do romanos” ajudaram a animar o Mercado do Queijo e dos Romanos, iniciativa que contou com a simpática participação do líder da autarquia local.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE