Conecte-se connosco

Domingo há Torneio de Armas a Cavalo no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Publicado

em

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realiza, no próximo domingo (25 de junho), o Torneio de Armas a Cavalo, que estava previsto concretizar-se, no âmbito da 25ª edição da Feira Medieval de Coimbra, no passado dia 18, mas foi cancelado devido à tragédia que se abate sobre o país e que levou o Governo a decretar três dias de luto nacional pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Mosteiro da Raínha Santa

O torneio medieval decorrerá no Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 18:00.

Trata-se de um acontecimento inédito, integrado num evento qua a CMC organiza há 25 anos, assumindo posição pioneira a nível nacional, entre as inúmeras reproduções da Idade Média que, entretanto, foram surgindo de norte a sul do país.

A iniciativa, recriada pela Companhia de Teatro Viv’Arte, prevê um acampamento para a prática de toda a recriação do quotidiano bélico. Haverá toque de trombetas. Na praça, o tabelião anota as inscrições dos cavaleiros. O arauto anuncia as razões do Peleja de Cavaleiros, por mando De el Rei D. Pedro, em Coimbra.

Protestos de alguns fidalgos para que se cuide antes da defesa do castelo. O alcaide manda que se faça o Recontro, cumprindo as ordens do Rei. Ordena também que se faça uma justa de armas, de modo a adestrar e treinar os infantes de D. Pedro e D. Inês para as lides da guerra e cativar os espíritos dos homens bons para as necessidades de defesa do Reino.

Além do torneio de época, a 25.ª edição do evento medieval contemplou a habitual Ceia Medieval, que decorreu no dia 16 de junho no Mosteiro Santa Clara-a-Velha, e a Feira Medieval, propriamente dita, com recriações histórias e muita animação de época, que aconteceu no dia 17, no emblemático Largo da Sé Velha.

A iniciativa apresentou uma programação no âmbito dos 650 Anos da Morte de D. Pedro I (1320/1367).

cartaz

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade