Portugal

Dominado fogo em suinicultura com “cerca de 3.000 animais”

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 06-11-2023

O incêndio que deflagrou hoje num pavilhão de uma suinicultura em Estremoz (Évora), que abrigava “cerca de 3.000 animais”, já foi dominado, mas ainda não há estimativas sobre o número de leitões mortos, disseram fontes da Proteção Civil.

PUBLICIDADE

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central indicou que o incêndio, cujo alerta aos bombeiros foi dado às 09:13, ficou dominado pelas 12:05.

Contactado também pela Lusa, o responsável da Proteção Civil Municipal de Estremoz, Januário Coradinho, disse que “é provável” que estejam animais mortos no interior do pavilhão afetado pelo fogo, onde se encontravam leitões.

PUBLICIDADE

“Estamos a falar de porcos jovens, leitões. O pavilhão estava subdividido” e deviam acolher “na ordem dos 3.000 animais”, disse.

Contudo, o mesmo responsável escusou-se a avançar, para já, com uma estimativa relativamente ao número de leitões que possam ter morrido.

PUBLICIDADE

publicidade

Januário Coradinho explicou que, no decorrer das operações no Monte da Coelha, perto da Estrada Nacional 4 (EN4), na União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), as autoridades retiraram “muitos” suínos do local.

As chamas, agora dominadas, consumiram, “essencialmente a cobertura” do pavilhão.

Para esta ocorrência foram mobilizados 38 operacionais, apoiados por 16 viaturas, dos bombeiros, proteção civil municipal e GNR.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE