Universidade

Dois projetos com ligação ao Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe 

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 24-01-2024

Imagem: José Maçãs de Carvalho/UC

Dois projetos da autoria de dois coletivos com ligação ao Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe.

PUBLICIDADE

A obra “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río (Branco del Río), ambos estudantes do doutoramento em Arquitetura Coimbra Studio, no DARQ, e o “Edifício General Silveira”, sito no Porto, de Tiago Antero e Vítor Fernandes, antigos alunos deste Departamento, são dois dos três projetos selecionados para um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo.

Segundo os arquitetos João Branco e Paula del Río, o principal objetivo da intervenção na “Praça e Posto de Turismo Piódão” prendeu-se com recuperação desta “única área plana e aberta da vila como espaço de receção e de encontro. O antigo parque de estacionamento é redesenhado, pavimentado e arborizado usando materiais e técnicas tradicionais”. Em suma, “o espaço é devolvido às pessoas dando continuidade à sua cultura material e construtiva”.

PUBLICIDADE

Por sua vez, os arquitetos Tiago Antero e Vítor Fernandes, projetaram o “Edifício General Silveira”, no Porto, com o objetivo de consolidar um quarteirão qualificado no centro da cidade. “Coseu-se o programa solicitado – habitação – com a necessidade de colmatar a rutura de escala do vazio urbano a intervir”, constatam, reforçando que a 2métrica dos alçados, a escolha do padrão e cor de azulejo, as distâncias entre vãos, bem como o seu desenho e composição, remetem para a dinâmica e tectónica dos edifícios contíguos”.

O Prémio Mies van der Rohe é atribuído a obras arquitetónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para saber mais sobre a intervenção no Piódão, consulte aqui.

Sobre a obra no Porto, veja aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE