Portugal

Dois militares dos Comandos hospitalizados após paragens cardiorrespiratórias

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 08-09-2022

Dois militares do 138.º Curso de Comandos foram hospitalizados na quarta-feira depois de sofrerem paragens cardiorrespiratórias, anunciou hoje o Exército, que abriu um processo de averiguações.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o Exército informou que durante a tarde de quarta-feira um militar que está a frequentar este curso dos comandos “sentiu-se indisposto” durante uma “marcha corrida de cinco quilómetros”, no Regimento de Comandos da Serra da Carregueira, no distrito de Lisboa.

O militar foi “prontamente assistido” por dois socorristas e uma ambulância que acompanhavam aquela atividade e encaminhado para a Unidade de Saúde do Regimento de Comandos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Após avaliação, foi detetada alteração do estado de consciência, pelo que foram realizadas manobras de reanimação […], o INEM procedeu ao transporte do militar para o Hospital São Francisco Xavier, onde se encontra internado em Unidade de Cuidados Intensivos, mantendo-se em vigilância, sedado e ventilado, com um perfil hemodinâmico estável”, acrescenta a nota.

Mais tarde, pela hora do jantar, um outro militar sentiu-se indisposto e foi encaminhado para unidade de saúde daquele regimento.

PUBLICIDADE

Depois de dar entrada na unidade de saúde para observação, “sofreu uma interrupção súbita das funções cardíaca e respiratória”, mas foi reanimado pela equipa médica no local.

No entanto, acabou por ser transportado para o Hospital Amadora-Sintra, “por necessidade de avaliação complementar”, encontrando-se em “observação” e com um “quadro clínico estável”.

O Exército prevê que este militar possa ser transferido para o Hospital das Forças Armadas ainda hoje.

Os restantes 44 instruendos do curso foram avaliados por uma equipa de saúde, o Exército anunciou a abertura de um processo de averiguações urgente, e, entretanto, foi “determinado o aligeiramento substancial da carga física, e se necessário a não realização de algumas sessões”.

Este ramo das Forças Armadas também optou pela “observação clínica permanente dos instruendos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE