Coimbra

Doentes “gostam” da triagem pela Linha SNS 24 antes de irem às urgências da ULS Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 12-12-2024

A diretora técnica da Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra, Cláudia Nazareth, faz um balanço positivo do primeiro mês de implementação do novo sistema de triagem de acesso ao serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a médica referiu que, na última semana, foi possível reduzir os acessos, tendo esses casos sido encaminhados para os cuidados de saúde primários ou, até mesmo, aconselhado o tratamento em ambiente familiar.

PUBLICIDADE

A medida inserida na campanha “Ligue Antes, Salve Vidas” foi implementada no passado dia 11 de novembro. Desde então, os acessos ao serviço de urgências dos HUC, Hospital Geral (Covões) e Hospital Pediátrico são feitos após o contacto telefónico para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em casos mais extremos, após sinalização do INEM.

Cláudia Nazareth reconheceu que a medida tem sido bem acolhida pelos doentes, os quais já perceberam que esta é uma forma de evitar grandes aglomerações de doentes nos serviços de urgência.

Nesta entrevista, a diretora clínica explicou que a alteração encontra-se prevista no Plano de Contingência para o Inverno que já está a ser aplicado. Com o tempo frio, é normal que aumente o número de pessoas com infeções respiratórias.

Para já, ainda não foi necessário aplicar a medida que prevê a criação de um circuito específico nos HUC para estes doentes, mas como explicou Cláudia Nazareth “está tudo preparado para a implementação da medida”.

Previsto neste plano está também o aumento de camas de retaguarda nos HUC, Hospital dos Covões e Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede) para internamento destes doentes. Ao todo, são 50 as camas previstas.

O reforço das escalas de pediatria (Hospital Pediátrico) e das equipas do Polo HUC e Polo Hospital dos Covões para os períodos mais críticos – 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2025 – está garantido.

Aliás, a diretora técnica da ULS Coimbra confirmou que as escalas estão todas garantidas até ao final de março do próximo ano.

Nessa altura é expectável que já esteja em funcionamento o renovado serviço de urgências dos HUC. A data previsível para entrada em funcionamento é fevereiro de 2025. A diretora clínica salientou o facto de estar a ser possível recuperar o atraso das obras.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE