Saúde

Doença infeciosa pode ser detetada com ajuda de uma moeda de 2 euros

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 10-06-2025

Com a chegada dos meses mais quentes, aumenta o risco de uma infeção pouco conhecida mas potencialmente grave: a doença de Lyme. Transmitida por carrapatos infetados com a bactéria Borrelia burgdorferi, esta doença pode passar despercebida nas fases iniciais e causar complicações sérias se não for tratada atempadamente.

PUBLICIDADE

publicidade

Um dos primeiros sinais pode ser uma mancha vermelha na pele, geralmente com aparência em forma de “alvo”. Se verificar que a mancha aumenta e ultrapassa o tamanho de uma moeda, o ideal é consultar um médico. Este sinal pode indicar o início da infeção, que se não for travada, pode evoluir para problemas como dormência, paralisia muscular, dores articulares (nomeadamente nos joelhos e tornozelos) e até complicações cardíacas.

PUBLICIDADE

A doença de Lyme — batizada em referência às cidades de Lyme e Old Lyme, nos EUA, onde foi identificada pela primeira vez em 1975 — não é contagiosa entre pessoas, sendo exclusivamente transmitida por carrapatos.

Segundo Kristina Huber, médica do Instituto de Infeção e Medicina Tropical da Clínica LMU de Munique, a bactéria entra no organismo durante a picada do carrapato. Os sintomas podem variar: “A pele é frequentemente afetada, mas também o sistema nervoso, as articulações e o coração podem ser atingidos”, pode ler-se na Forever Young.

O pico de incidência dá-se nos meses de junho, julho e agosto, período de maior atividade dos carrapatos. A melhor forma de prevenção continua a ser o uso de roupa protetora em zonas verdes e a verificação cuidadosa da pele após caminhadas ou atividades ao ar livre.

Caso note alterações na pele ou sintomas suspeitos após uma picada de inseto, procure ajuda médica — o diagnóstico precoce pode evitar complicações duradouras.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE