Primeira Página

Doces de Natal que conquistam à primeira dentada nesta pastelaria de Tentúgal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 minutos atrás em 17-12-2025

O Notícias de Coimbra esteve esta manhã, 17 de dezembro, em direto na Pastelaria André, em Tentúgal, para conhecer as propostas natalícias de um espaço que, nos últimos dois anos, tem vindo a afirmar-se pela qualidade, inovação e reconhecimento nacional.

À frente do projeto está Joana Machado, proprietária da pastelaria desde há cerca de dois anos, numa mudança de vida que nasceu do gosto pessoal pela doceria conventual. “A minha vida deu assim uma volta nos últimos dois anos por amor à doceria conventual”, explicou, recordando que, apesar de ter formação em Sociologia, sempre manteve uma ligação às pastelarias da região.

“Sempre fiz doces em casa, em família, e trabalhei em pastelarias aqui em Tentúgal. Quando surgiu a oportunidade de comprar a Pastelaria André, abracei o projeto com alegria, entusiasmo e ânimo”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar do curto percurso desta nova gerência, o balanço é claramente positivo. “Estes dois anos foram muito gratificantes, estão a enriquecer-me pessoal e profissionalmente”, sublinhou Joana Machado, acrescentando que a pastelaria “sempre esteve ligada à qualidade do produto, mas estava um pouco adormecida”, algo que tem procurado mudar com maior visibilidade e dinamismo.

Um dos grandes motivos de orgulho são os prémios conquistados no Concurso ACIP – Melhor Bolo Rei de Portugal. “No ano passado fomos premiados com duas medalhas de ouro, com o bolo Inovação ‘Abadesa’ e com o melhor escangalhado de Portugal”, revelou. Este ano, a pastelaria voltou a ser distinguida com uma medalha de prata, atribuída à Trança de Natal.

“Estes prémios foram a força impulsionadora que precisávamos para ter visibilidade e para que as pessoas percebessem que aqui também existem bolos de qualidade e sabor”, afirmou.

Toda a produção é feita no local. “Tudo o que está nesta mesa de Natal é fabrico próprio da pastelaria”, garantiu a proprietária.

Entre as novidades, destacam-se alternativas ao tradicional bolo-rei. “Criámos o bolo-rei de chocolate e o de caramelo salgado, especialmente a pensar numa camada mais jovem que não aprecia frutas cristalizadas”, explicou, confessando que o de caramelo salgado “é uma aposta muito interessante e um dos meus favoritos”.

Para além das inovações, a Pastelaria André mantém os clássicos da região, como pastéis e queijadas de Tentúgal, produzidos todo o ano. “É o nosso ex-libris. São receitas com várias décadas e muito procuradas, sobretudo nesta época”, disse Joana Machado, destacando ainda o pastel de meia-lua, recheado com doce de ovos, canela e amêndoa, especialmente procurado no Natal.

A oferta inclui ainda sonhos, rabanadas, broinhas de Natal, pão-de-ló, lampreia de ovos, tartas e brunhas castelares.

As encomendas de Natal estão abertas até ao dia 20, tanto para levantamento em loja como para envio por transportadora. No dia 24 de dezembro, a pastelaria estará aberta das 6:00 às 19:00, com bolos disponíveis ao balcão.

A Pastelaria André, em Tentúgal, apresenta-se assim como um dos destinos de eleição para adoçar a mesa de Natal, juntando tradição, inovação e prémios nacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE