Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Docentes da ESEnfC distinguidos na Irlanda na 6ª conferência bienal da Sigma Europa

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-06-2022

Três dos quatro prémios concedidos pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem) a enfermeiros  que se notabilizaram nas áreas da investigação, da educação e da prática clínica foram, na última semana, entregues a profissionais membros do Capítulo Phi Xi da Sigma (sociedade honorífica de Enfermagem),  sediado Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).  

PUBLICIDADE

Os galardões, entregues durante a 6ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que terminou no dia 25 de junho,  em Dublin, capital da Irlanda, distinguiram o professor da ESEnfC Pedro Parreira (“Sigma European Nursing  Excellence for Research Award 2022”), a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e  assistente convidada na ESEnfC, Tânia Morgado (“Sigma European Clinical Practice Award 2022”), e a  enfermeira brasileira e professora na Escócia, Camila Biauz (“Sigma European Early Career Researcher”). 

PUBLICIDADE

publicidade

Doze membros do capítulo português da Sigma participaram neste congresso, realizado  no Royal College of Surgeons in Ireland (sob o tema “Sustentabilidade em Parceria”), tendo apresentado  várias comunicações e conferências com o propósito de disseminar a investigação desenvolvida na Unidade  de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que pertence à ESEnfC. 

A título de exemplo, o professor da ESEnfC Arménio Cruz apresentou uma comunicação acerca de um projeto  de parceria entre a UICISA: E e a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, sobre prevalência e  caracterização de acidentes domésticos e de lazer entre idosos em contexto comunitário. 

PUBLICIDADE

Já o bolseiro de investigação Filipe Paiva-Santos (que, em 2021, recebera com dois outros colegas – Paulo  Santos-Costa e Cristina Costeira – o prémio “European Recognition of Nursing Excellence in Research during  COVID-19”), partilhou parte dos resultados do seu projeto de doutoramento, com um poster que visa consciencializar os enfermeiros para a prevenção da infeção urinária associada a cateter. 

Também Rafael Bernardes apresentou uma comunicação relacionada com o respetivo projeto de  doutoramento em Enfermagem, neste caso sobre o perfil podológico de estudantes de enfermagem em  ambientes clínicos. 

A Sigma (Sigma Theta Tau International – Honor Society of Nursing) é uma sociedade honorífica de  Enfermagem, fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, que promove atividades com vista à melhoria  da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem e que só na Europa  conta com onze capítulos. 

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC desde 2011, é composto por enfermeiros que, segundo os seus pares,  se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem  de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com