Universidade

Docente universitária faz nova denúncia contra Boaventura de Sousa Santos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-04-2023

A Universidade de Coimbra foi abalada por três queixas de assédio sexual contra um docente do Centro de Estudos Sociais (CES), Boaventura de Sousa Santos. Agora, surgem mais duas novas denúncias.

PUBLICIDADE

Uma professora universitária já se tinha mostrado disponível para testemunhar o assédio sexual de que garante ter sido vítima por parte do sociólogo e diretor emérito daquele centro de estudos.  A docente explica ter sido assediada pelo professor e manifestou a sua disponibilidade junto do Ministério Público para testemunhar contra o visado, informou ao Correio da Manhã a sua advogada.

Mas não é caso único. Uma investigadora brasileira, que trabalhou no CES, veio também a público fazer denúncias de assédio por parte do visado que, segundo a notícia do jornal Público, a levou a deixar Portugal. São mais duas denúncias a juntar às três já publicamente conhecidas e publicadas num artigo do livro “Má Conduta Sexual na Academia”. 

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, dia 12 de abril, Boaventura de Sousa Santos reagiu considerando estas primeiras denúncias um “ato miserável de vingança institucional e pessoal” e anunciou que vai apresentou uma queixa-crime. Num longo texto, o diretor do Centro do CES frisa que está a ser vítima de uma acusação, em conjunto com outro investigador também visado, de “uma difamação anónima, vergonhosa e vil”.

O professor jubilado da Faculdade de Economia garante que nunca teve reuniões com duas das autoras do artigo –  a norte-americana Miye Tom e a portuguesa Catarina Laranjeiro. Já a terceira queixosa, a belga Lieselotte Viaene diz ter tido duas reuniões. Uma delas “para tentar resolver os problemas de comportamento incorreto e indisciplinado do ponto de vista institucional desta investigadora”. Uma situação que culminou com um processo disciplinar e a sua expulsão do CES, refere Boaventura de Sousa Santos que esperava que “aos 82 anos ter direito a um pouco de paz, mas infelizmente o mundo em que se vive não permite que isso suceda”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE