Conecte-se connosco

Coimbra

Docente do Instituto Superior Miguel Torga lançou livro sobre a felicidade no trabalho

Publicado

em

O Professor Reinaldo Sousa Santos docente da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT)é o autor do livro “Ser Feliz no Trabalho – Uma viagem científica, humana e criativa pelo bem-estar social”.

Um livro que tenta explicar porque o tema da felicidade é central no discurso e planos de vida e de carreira das pessoas e como a promoção do bem-estar no trabalho se tornou um dever ético das organizações. A dimensão social da felicidade no trabalho tem merecido pouca atenção da investigação científica e da gestão de recursos humanos. O autor apresenta uma caracterização do triângulo do bem-estar social, composto por três vértices. As oportunidades de relacionamento: reuniões de trabalho, encontros de convívio, pausas no trabalho, locais de trabalho, voz e comunicação interna. Apoio social: ambiente positivo, empatia, apoio emocional e instrumental, chefia – relação social, amizade. Valores sociais: respeito, confiança, equidade e não-discriminação, ajuda e gratidão, liderança responsável.

O público-alvo deste livro, segundo o autor, são gestores de recursos humanos que estão comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas no trabalho e com o seu contributo para a sustentabilidade do negócio. Líderes de equipas que acreditem na sua capacidade para influenciar pessoas e resultados, de modo responsável. Quem trabalha e acredita que o trabalho é mais do que um meio para obter uma contrapartida remuneratória. Tem de valer a pena, ser agradável e contribuir para a realização pessoal. Estudantes de gestão de recursos humanos. Saber só de salários, legislação laboral e subprocessos de GRH é muito curto para os desafios atuais da gestão. É preciso conhecer o que faz as pessoas felizes no trabalho e ter muita vontade em perseguir esse objetivo, mesmo quando o vento não sopra a favor. Todos os que acreditam que o bem-estar no trabalho tem impacto positivo nas pessoas, nas organizações e na sociedade. Não é uma escolha, é um dever ético de todas as pessoas que se cruzam no trabalho. Quem gosta de ler, de se demorar com frases e parágrafos, de molhar o dedo e virar a página, de fechar um livro antes de fechar os olhos na hora de deitar. Para quem gosta de conhecer por dentro o mundo do trabalho. Para quem ler nunca é perder tempo. É possibilidade de prazer e oportunidade de aprendizagem.

Reinaldo Sousa Santos é professor de gestão de recursos humanos no ensino superior como o ISMT e em outros estabelecimentos de ensino. Tem doutoramento em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia do Porto, com tese sobre o Bem-estar no Trabalho. É pós-graduado em gestão de recursos humanos e licenciado em sociologia das organizações. É orador frequente em debates e eventos sobre a felicidade no trabalho. Também é formador, auditor e consultor na área da gestão de recursos humanos. Está profundamente empenhado com a melhoria das condições físicas, sociais e psicológicas das pessoas no trabalho. Durante 20 anos, foi Diretor de Recursos Humanos em diversas empresas do maior grupo português do setor ambiental. Liderou equipas e sistemas de gestão distinguidos com a inclusão no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar (Exame/Accenture). Gosta de pessoas e de palavras. Nelas se escora para construir uma vida feliz, refere o ISMT em comunicado.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link